terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Rozangela Allves - Super Mulher

Eu conheço Rozangela Allves desde 2001. Somos amigas e passamos períodos de maior aproximação e de distanciamento, mas dentro de nossos corações sabemos que 'se a coisa apertar' podemos contar com o apoio da outra. Nem sempre concordamos nos pontos de vista, mas nos compreendemos e torcemos uma pela outra. E isso é amizade!
Trabalhei com a Rô na assessoria de imprensa do Veraneio na Serra Gaúcha; foi minha primeira experiência nessa área... e a primeira a gente nunca esquece!
O projeto está sendo reeditado, e confesso que tem meu apoio. Acredito que juntos somos mais fortes. Tomara que perdure!

Rozangela Allves foi uma das agraciadas do título Supermulheres - projeto criado pela colunista Ivanir Scherer - do Jornal Integração, que durante um ano entrevistou mulheres comprometidas com a comunidade de Canela e Gramado com o objetivo de valorizá-las.


Então, tomo a liberdade de publicar e deixar registrado um pouco mais desta Amiga Jornalista Supermulher! 

Rozangela Maria Allves Inácio, hoje conhecida como Rô Allves, é nascida em Goiânia e adotou o Rio Grande do Sul por amor... sim, ela casou-se com o gaúcho Agostinho Facchini e como ela mesma diz 'depois vim embora para o Rio Grande do Sul'. Mais precisamente para Carlos Barbosa, onde o casal construiu sólida empresa jornalística.
Anos mais tarde, já separada do marido, foi convidada pelo então prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci,  veio conhecer de perto a Festa da Colônia e trabalhou na assessoria do evento durante 45 dias, retornando depois para Bento Gonçalves. 'Me despedir do Pedro e Márcia Masotti foi muito triste', conta Rô Allves. 'Chorei porque senti que o meu dever não tinha sido cumprido; as condições financeiras e a distância do meu filho por aqueles 45 dias, me deixaram muito mal’, conta. ‘Depois, no final de julho, eu retornei a Gramado a passeio e reecontrei Pedro Bertolucci que me pediu que retornasse a prefeitura visto que ele gostaria que eu voltasse a trabalhar com ele. Me enchi de alegria!’ – relembra Rozangela. Márcia Masotti fez um encaixe na agenda do então prefeito para que oficialmente acontecessem os acertos, e Rô teve apenas 7 dias para voltar. ‘Então cheguei definitivamente em Gramado no dia 1. 8.2001, logo na sequência começava o Festival de Cinema, eu nem sabia onde estava .... (rss), mas acabei assessorando o prefeito Pedro em todas as atividades naqueles sete dias bem tumultuados, e sim fui levando.. por um tempo’, conta ela.
Complementando sua trajetória profissional, no dia 3.6.2002, a jornalista Rozangela Allves tornou-se correspondente do Correio do Povo e da Rádio Guaíba (antes de serem Record) e ficou nesta função durante oito anos.

Em meio a tudo isso Rozangela Allves abriu sua empresa em Gramado – a Mercatus, criando também sua coluna on line chamada Melhor do Sul, nunca se distanciou de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, tanto é que até hoje continua assessorando o Bento em Dança.

Rô, como o Budismo entrou na tua vida?
‘O Budismo entrou na minha vida de uma forma ... digamos assim... hilária.
Andréia Gruner (hoje é minha amiga) entrou na Mercatus querendo me conhecer. Haviam lhe indicado a empresa e ela simplesmente entrou porta adentro querendo falar comigo! Foi engraçado... ela parecia uma luz! Ela me contou que o pessoal do Templo Budista estava fazendo um novo templo e sugeriu que eu fosse lá ajudar. Então, eu fui oferecer meus trabalhos para eles; nunca imaginei que todos que moram lá são voluntários.
A Maíra, que mora lá, me atendeu e me disse ‘precisaríamos muito de uma pessoa assim como você para nos ajudar. Nunca fizemos um evento para 900 pessoas e não temos experiência em eventos. Além disso nós não temos dinheiro para contratar. Você poderia pelo menos nos dar umas dicas?’
E assim tudo começou!  Trabalhei ajudando a organizar alguns detalhes simples, depois como assessoria de imprensa da inauguração do Templo ajudei na questão dos convites para os políticos ... na época a governadora era Yeda Crusius. Foi sinceramente emocionante ter ficado nove dias por lá neste momento ímpar na história do Budismo brasileiro.
Ajudei e passei a me interessar, e hoje vejo que tenho uma forte conexão com o Budismo. Aprendi muito sobre ele, que é muito mais que religião, é uma filosofia de vida. E que tenho muito a apreender, muito mesmo.
Hoje faço todos os retiros que eu posso, e confesso que são bem menos do que eu gostaria. Lá fiz grandes amizades e hoje sou voluntária para organizar eventos, buscar fornecedores e assessora de imprensa’, conta Rozângela.

Em meio ao seu aprendizado, a vida preparou para Rô, o que foi talvez o maior baque de sua vida... o falecimento de Agostinho Facchini, seu ex-marido e pai de seu único filho Ricardo. Mesmo separada há 19 anos ela e o ex-marido mantinham uma relação de amizade e respeito; talvez muitos não compreendam esse tipo de relação, mas EU a compreendo BEM.

‘Mari, desde que ele entrou na UTI fiquei o tempo todo do lado dele e foi muito difícil ver a partida de uma pessoa jovem e cheia de idéias. Sempre serei grata ao Agostinho por esta relação, porque dela nasceu um fruto que é o meu filho que amo muito’, confessa Rozangela.
‘As vezes vejo pais brigando e muitas vezes até por conta de recursos financeiros, que se esquecem que há crianças no meio que não tem culpa de nada. Aliás, muitas vezes deixam estas crianças com uma responsabilidade enorme pela separação. Pra mim não por ai’, desafaba.

Rô, o que é para ti este título de Super Mulher?
Receber esta indicação para mim aumenta minha responsabilidade social junto as comunidades que atuo. Sempre faço o meu melhor adoro servir as pessoas e nunca penso em um projeto egoísta, sempre quero que muitas e muitas pessoas se beneficiem.
Seguem ainda algumas características desta minha amiga e agora Super Mulher:
Nome: Rozangela Maria Allves Inácio embora, sou conhecida como Rô Allves
Nascimento: 07.06
Filiação: Maria Alves e Hosanah Inácio
Formação: Jornalismo com especialização em Marketing
Trabalho: Dita o ritmo da vida
Família: Tudo e mais um pouco
Um sonho de criança: ser bailarina (talvez por isso ela continua na assessoria do Bento em Dança!)
Filosofia de vida: amar o que se faz
Fato marcante em sua vida: nascimento do meu filho Riccardo, e a caminhada nas Missões, foram sete dias de peregrinação
O que lhe deixa sem jeito: estupidez
Uma alegria: a realização das pessoas
Uma decepção: nossas muitas, porém fazer delas um novo caminho
Ponto forte: sinceridade
Ponto fraco: impaciência
Cor preferida: azul, embora seja colorada
Esporte: tênis
Hobby: ler
Bebida: champagne
Programa de TV: Poucos, gosto muito de The Brother and Sister
Que fazer no domingo: quando posso descansar, tento não fazer absolutamente nada
Animal de estimação: Cachorro e gato
Teatro: sensacional
Música: Dos mais diversos estilos
Leitura: Vários uma pilha enorme de bons títulos
Mania: Fazer várias tarefas ao mesmo tempo

Querida amiga Rô, te desejo bons dias em 2015! Muitas conquistas e sucesso.