segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Gramadozoo é bi no Prêmio Inovação do Turismo e também está com novo habitante

Através do amigo Halder Ramos chegam duas boas novidades do Gramadozoo - que também é uma boa dica de passeio em Gramado/RS.

Gramadozoo é bi no Prêmio Inovação do Turismo

Os diretores do Gramadozoo, Marcos Gomes e Evelise Silveira, e da bióloga Tatiane Nunes recebendo a premiação
O Gramadozoo conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Inovação do Turismo RS. O programa Zoo Noturno foi o grande vencedor da subcategoria Ecoturismo. No total, a Secretaria Estadual do Turismo reconheceu 22 práticas inovadoras em turismo. A solenidade de entrega de premiações ocorreu na noite de quinta-feira, 18, no Auditório Imperatriz do Espaço de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Os diretores do zoo, Marcos Gomes e Evelise Silveira, e a bióloga Tatiane Nunes receberam a distinção.

Com o projeto “Zoo Noturno, a fauna brasileira como você nunca viu”, o Gramadozoo chega ao segundo título no concurso promovido pelo Governo do Estado. O projeto de educação ambiental do zoo foi vencedor em 2013 na subcategoria Turismo Pedagógico. Para a diretora do Gramadozoo, Evelise Silveira, o reconhecimento para dois projetos diferentes evidencia a preocupação do parque em oferecer produtos inovadores na área ecológica. Evelise lembra a distinção do site de viajantes TripAdvisor, que colocou o zoo entre os dez melhores do mundo e no topo da lista da América do Sul. “Com o TripAdvisor, tivemos o reconhecimento pela opinião do público e, agora, fomos avaliados por especialistas na área de turismo. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Nós compartilhamos o prêmio com toda a equipe do zoo e com a comunidade de Gramado”, afirma.

Além de melhor prática em ecoturismo, o Gramadozoo foi finalista na subcategoria Parque Temático. O Parque Gaúcho, dos mesmos empreendedores, também foi finalista nas subcategorias Parque Temático e Turismo Histórico e Cultural, com o projeto “1º Festival de Cultura e Gastronomia Gaúcha”.

Pinguins-de-magalhães reproduzem no Gramadozoo

O Gramadozoo comemora o nascimento de um filhote de pinguim-de-magalhães. O animal nasceu no sábado, 13/12, e está crescendo rápido. “O nascimento em cativeiro é bastante raro e demonstra a adaptação das aves ao manejo. É o terceiro ano consecutivo que o mesmo casal choca no pinguinário do zoo”, afirma o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.
Segundo ele, o casal dá atenção total ao filhote. Para alimentar, o casal regurgita a comida e a pequena ave pega o alimento no bico dos pais. “Eles fazem rodízio para cuidar do ninho. Enquanto a mãe descansa, o pai cuida”, conta.
O veterinário diz que os pais estão recebendo mais alimento. Em função do filhote, o casal de pinguins também recebe a alimentação – composta por sardinha e vitaminas - dentro do ninho. “Em média, cada pinguim come 500 gramas por dia. Porém, os pais estão comendo a vontade”, afirma.


PARA RELEMBRAR
Vítimas de um derramamento de óleo em Santa Catarina, os pinguins foram trazidos para Gramado um junho de 2009. Stadler explica que as aves foram mantidas em cativeiro porque não teriam condições de sobreviver em vida livre. O pai - o líder do grupo - é cego de um olho. Já a fêmea, teve a condição respiratória fragilizada.
Quando a fêmea adoeceu em 2011, o macho regurgitava a comida para dar a ela. O normal é o bando expulsar do grupo em caso de doença, mas o macho cuidou da namorada.
Para tratar da doença respiratória, ela foi afastada do bando e ficou três meses internada no hospital veterinário do zoo. No tempo de tratamento, o abatimento do casal foi sentido pelos veterinários. Na primavera 2012, após a recuperação plena da fêmea, o casal começou a copular. Em dezembro do mesmo ano, nasceram dois filhotes – a primeira reprodução em zoológicos do Brasil. Em 2013, a fêmea realizou nova postura de ovos. No entanto, apesar dos esforços, nenhum dos dois ovos eclodiu. Já em 2014, ocorreu a terceira postura consecutiva  e o segundo nascimento no Gramadozoo.



Fonte:
Halder Ramos – Assessoria de Imprensa
Jornalista DRT/RS: 13.679
54.9621.7500