segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A big band que embala o Christmas in Concert

Hoje o destaque é para a big band consagrada no Sonho de Natal! Em seu segundo ano embalou o Christmas in Concert. 'Quem viu, viu! Quem nao viu... fica para o próximo Natal'.
O Christmas in Concert já encerrou suas apresentações no Sonho de Natal/2014, mas quero ainda destacar o trabalho desta 'mega trupe', e valorizar o trabalho de meu amigo de tantos anos: Cirilo Barcellos!... este que ainda conheci como menino inquieto, mas estudioso, que dia-a-dia deixa de ser aquele menino para evoluir musicalmente e adquirir experiencia, a fim de desempenhar sua parte na tarefa de musicalizar o mundo com seu talento.

A Big Band

Com o estilo consagrado por grandes cantores, como Frank Sinatra e Tony Bennett, combinado com o glamour das tradicionais músicas natalinas, o Christmas In Concert, apresentado desde 2013 pelo Sonho de Natal de Canela, mostra canções interpretadas por músicos no melhor estilo big band, com o clássico trio guitarra, baixo e bateria, além de teclado, naipes de sopro, crooner e coral de apoio (backing vocals). “O diferencial fica por conta da releitura dos arranjos, dando um ar mais moderno às tradicionais canções natalinas, flertando com estilos empolgantes como o rock’n’roll, o soul, o jazz e o funk”, diz o diretor geral, Fernando Martinotto dos Santos.

Para abrilhantar ainda mais o espetáculo, um corpo de baile da Academia Neusa Martinotto interpreta coreografias criadas exclusivamente para o evento. A banda do Christmas In Concert é formada por 12 músicos e o corpo de baile tem dez jovens bailarinas.

Já nos primeiros momentos do show uma performance instrumental já antecede o que virá pela frente: muita técnica e alto nível musical. Ao longo do show clássicos como “Jingle Bell”, “Happy Christmas”, “Noite Feliz” e “Let It Snow” empolgam a plateia. Durante a apresentação musical, performances de dança e números aéreos completam o espetáculo. Um dos momentos mais emocionantes é a execução da música “Hallelujah”, que mostra também a influência do rock progressivo no espetáculo. “Foi o momento do show mais aplaudido neste ano, brindando o público com uma revoada de balões brancos e uma melodia muito marcante”, destaca Fernando.

Cirilo Barcellos, 27 anos

Além de criar a estrutura geral dos arranjos do Christmas in Concert, ele ainda tem a função de chefe de setor administrativo da CEEE e é diretor musical do Auto de Natal. E divide toda essa responsabilidade com um tempo para tocar na banda formada com Matheus Perotto, Sérgio Severo e Luciano Souza e com o Grupo Bocalis, de Gramado.
Cirilo Barcellos, 27 anos, foi professor da Oficina da Música e começou sua trajetória musical dando aulas de canto, quando conheceu sua companheira, Caroline Thoen, 30.
Nascido em São Francisco de Paula, mora em Canela desde os 11 anos. Quando sobe no palco, diz que sente uma enorme emoção e gratidão por mostrar tudo o que sabe. “Toco, canto e vejo o brilho no olhar do elenco, querendo que dê certo. É assim que mostramos o nome de nossa cidade, que me acolheu”, resume.
A ideia surgiu de uma maquete que Fernando apresentou a Cirilo, sem a formação de elenco. A partir daí, concebeu todo o arranjo, auxiliado pelo diretor geral e por Érique Hanel – que é responsável pelos sopros. O jovem confessa que, quando está no Christmas in Concert, sente um arrepio. “É um show natalino com músicas de rock, com luz e muita inspiração”, explica Cirilo.
(Fonte: Pauta Assessoria)

MAIS SOBRE CIRILO...

Cirilo Barcellos, clicado por Sérgio Azevedo
Como começou tua história com a música? ... a descoberta do teu ‘ouvido absoluto’ um ‘pontapé inicial’?
Desde muito cedo, meus pais sempre cantaram em corais e estiveram ligados à música. Venho de uma família musical, de primos e tios que tocam algum instrumento e cantam. Ganhei meu primeiro violão aos 06 anos e comecei meus estudos a partir de então. Descobri que tinha o tal “ouvido absoluto” com uns 08 anos, quando o regente do Coral da Igreja que meus pais cantavam fez um teste comigo tocando as notas num harmônio, antigo órgão de igreja e eu, de costas para ele, para não olhar as mãos nos acordes acertei todas, mas não considero que isso foi o que me motivou a ser músico, até porque eu já estudava música antes e sem desenvolver o talento com estudo e dedicação não adiantaria nada eu ter um ouvido bom.
       
Como foi, ou tem sido, essa carreira? A Escola de Artes teve importância? Pode inserir aqui, talvez, teus estudos musicais?
Minha carreira sempre foi uma constante, estou evoluindo sempre com oportunidades muito boas. Comecei meus estudos quando ainda morava em São Francisco de Paula, com o professor Moka Lucena. Depois vim para Canela, entrei no Grupo Bocalis, em Gramado no qual meus pais já cantavam, e no qual canto até hoje e sou preparador vocal e regente auxiliar. Sou formado Técnico em Regência e Técnica Vocal pela Escola Superior de Teologia e depois fui aprovado em 1º lugar na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul para a Licenciatura em Música, curso que tive que interromper por motivos de trabalho. Fui aluno do curso de Técnica Vocal da Escola de Artes do Natal Luz e sempre que possível participo de cursos e workshops para aperfeiçoamento.
       
Quais as maiores dificuldades que enfrentaste? (enfrenta)
Dificuldades sempre têm, mas as principais são tentar conciliar minhas atividades laborais (sou funcionário público, além de músico), além da constante desvalorização da profissão de músico/artista quando se trabalha principalmente em bares, hotéis e restaurantes. Mas sempre tive bastantes oportunidades boas de mostrar meu trabalho, o que sempre me motivou a continuar neste caminho.
       
Já trabalhaste ao lado de profissional renomado? Quem? Como foi esta oportunidade?
Já participei de eventos e tive workshops com alguns profissionais como o pianista Miguel Proença, o músico regionalista Luciano Maia, dentre outros. A troca de experiência sempre é interessante e espero ter mais oportunidades destas.
       
Que estilo musical melhor define teu trabalho?
Prefiro me definir simplesmente como músico popular. Gosto de muitos estilos, sendo música boa, estou dentro.  Procuro pesquisar sobre e desenvolver um trabalho que não descaracterize nenhum estilo, mas imprimindo minhas influências que são muitas, de música regional, repertório coral, passando pelo rock, samba e música popular brasileira.
       
Qual foi o momento mais marcante da tua carreira até aqui?

Posso dizer que foram dois: trabalhar como Arranjador e Diretor Musical do Christmas In Concert e ganhar o Festival Canto da Lagoa, em Encantado, com uma composição em parceria com Lucas Brolese, “O Canto”, concorrendo com vários artistas renomados no Estado.

Qual tua atribuição no Sonho de Natal? Como chegaste?
Trabalho com Arranjador, Diretor Musical, Instrumentista e Backing Vocal do espetáculo Christmas In Concert, além de atuar também como Diretor Musical e Cantor no espetáculo Auto de Natal.

Como é cantar nos show do Natal, sempre ao vivo?
É emocionante, ao mesmo tempo que a responsabilidade é enorme, pois a gente dá nossa ‘cara a tapa’ em frente ao público, mostrando o que a gente pode e consegue fazer, e é o saldo final, por enquanto tem sido positivo, rsrsrsrsrs!
       
Pelo teu conhecimento musical, tu compõe, arranja ou dá o ‘teu toque pessoal’ nas canções que interpretas?
Pros espetáculos do Sonho de Natal minha principal tarefa foi arranjar canções conhecidas de todos, imprimindo uma linguagem diferente dos arranjos originais. Mas também componho, principalmente pra trilhas de espetáculos e festivais de música. Quanto a interpretar com seu “toque pessoal”, cada músico é único, por mais que se siga uma partitura, sempre terá uma marca do músico na interpretação, se não seríamos robôs.
       
Quem são teus ídolos? Quais são os artistas renomados que tu admira? (de quem tu é fã? quem ouves e que te servem de exemplo?)
Sou um aficcionado por rock, mas tenho influências de tudo o que eu escuto. Gosto muito de artistas conhecidos como Deep Purple, Led Zeppelin, Stevie Wonder, David Bowie, Gilberto Gil, Tom Jobim e outros nem tanto como Crosby, Stills and Nash, Pedro Aznar, e mais um monte de artistas bacanas.
       
És radicado e nascido aqui na região, isso te torna referência na tua área? A fama local te dá algum respaldo?
Esse reconhecimento acontece e as indicações também, mas não considero uma fama... a cidade é pequena, conheço muita gente e muita gente conhece ou já ouviu falar de mim, então sempre recebo convites para trabalhar através de alguma indicação e claro que, andando na rua, sempre tem alguém que para e diz: “ei, tu não é o cara do show lá da praça???”, hehehehehe... É divertido quando ocorrem estas situações.
       
Qual teu maior sonho?
Poder viver somente de música. Construir uma carreira sólida que me proporcione fazer o que eu mais amo.
       
Se tu tivesse que estar em algum outro lugar hoje, onde estaria? (tu consegue te imaginar em outro lugar? Desenvolvendo outra profissão?)
Acredito que eu estaria por aí, em algum grande centro do país, como São Paulo, Brasília ou até mesmo Porto Alegre ou então fora do país, fazendo música e tentando sobreviver de música. Não me imagino sem música na minha vida...
       
O que vem agora? (aqui são duas coisas: se já tens outro projeto pela frente e o que mais tu espera que aconteça na tua carreira)
Tenho alguns projetos se encaminhando pro próximo ano, mas a ideia é continuar participando dos eventos natalinos e desenvolvendo mais bons trabalhos de arte na nossa região e estado afora. Que venha cada vez mais coisa boa por aí!!!

27º SONHO DE NATAL DE CANELA

- Segue até 11 de janeiro de 2015
- Ingressos com entrada franca ou de 25 até 80 reais, dependendo do espetáculo.
- Desconto de 10% para grupo de quatro pessoas, 25% para estudantes e 50% para idosos.
- Mais informações e programação completa no site: sonhodenataldecanela.com.br

A magia do Natal toma conta das ruas da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, desde 1988 com o Sonho de Natal. A 27ª edição do evento inicia dia 1º de novembro de 2014 e segue até 11 de janeiro de 2015. Realizado pela Prefeitura Municipal de Canela, o Sonho de Natal é um dos pontos altos da temporada de Natal na serra gaúcha. Em 2014, tradição e inovação se unem para encantar a cidade e seus visitantes com grandes espetáculos, decoração inédita, clima acolhedor, charme rústico e atmosfera emocionante. São 72 dias de temporada, com seis atrações: “Simplesmente Natal”, “Trupe do Noel – Parada de Natal”, “Mosaicos de Natal”, “Christmas in Concert”, “Vila dos Sonhos” e “Auto de Natal”.