quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Realizando sonhos

Dos amigos da Pauta Assessoria, de Porto Alegre/RS, chega esta emocionante matéria...

Para Rodrigo Cadorin, diretor geral do Sonho de Natal de Canela, acreditar é fazer com que os sonhos se tornem realidade. E é exatamente isso o que ele faz desde 2012 nos bastidores e nos palcos da temporada natalina da cidade.

Quem chega à Canela (RS) para conferir o espetáculo Simplesmente Natal logo encontra um verdadeiro showman no palco: Rodrigo Cadorin. Em frente à Catedral de Pedra, ele comanda a grandiosa atração que traz bailarinos, corais, móbiles e fogos de artifício. O gaúcho nascido em Caxias e fixado na Região das Hortênsias desde 2006 ainda solta a voz ao lado de mais três tenores e uma soprano. Mas se engana quem pensa que o trabalho de Cadorin termina após o grand finale de cada apresentação do Simplesmente Natal. Pelo contrário. O que se vê no palco é um dos resultados finais de uma intensa rotina nos bastidores da temporada natalina da cidade de Canela.

Diretor geral do Sonho de Natal de Canela e sócio de sua esposa Lisiane Urbani na D'arte Multiarte, empresa responsável pela direção artística do Natal em Canela, Rodrigo Cadorin começou sua trajetória nas artes como cantor. Ao longo de sua formação, atuou em produções de ópera e musicais na Europa, no Brasil e na América Latina. Como tenor, chegou a ser premiado em concursos no Brasil e na Europa. Mas em 1998 descobriu-se diretor artístico e, desde 2012, junto à D'arte, trouxe uma nova roupagem para a celebração do Natal em Canela - que, em 2014, completa 27 anos. "Há anos Canela precisava reinventar o seu Natal. Estamos vivendo este momento agora. E a idéia nunca é fazer oposição ou competição. Na serra gaúcha, precisamos nos aliar a tudo o que acontece. Somos um polo artístico no Rio Grande do Sul e fazemos parte de uma região que desenvolve uma temporada de natal em diversas cidades. Se nos guiarmos pela competitividade, só quem perde é o turista", comenta.

O Sonho de Natal, para Cadorin, deu um passo fundamental em sua concepção. Para ele, hoje Canela tem um verdadeiro produto turístico em mãos com sua temporada natalina. "Subimos à condição de protagonistas, com espetáculos cada vez mais sofisticados e de alto nível. Mais do que isso, consolidamos uma identidade: o Natal em Canela é rústico sem perder o refinamento. É nas mínimas coisas que se vê como é a nossa cidade", conta Cadorin.


O resultado está nos números: hoje já são 210 apresentações do Sonho de Natal contra 120 do ano passado. O crescimento é, para o diretor geral, o resultado de um trabalho em equipe atento às habilidades e competências de todos os envolvidos. "Trabalhar junto é o grande segredo do Sonho de Natal de Canela. Procuramos em outras pessoas as habilidades que não temos e usamos essa união em prol de um objetivo comum", define.

Na busca de nomes e talentos para refinar e complementar a programação da temporada de Natal canelense, Rodrigo Cadorin percebe a grande evolução artística da serra gaúcha. Para ele, existe um amplo celeiro de talento na região e a chave de tudo é, novamente, trabalhar cooperativado. "Aqui na serra temos um grande diferencial comparado a outros estados: nós não adaptamos arte. Nós criamos arte. Isso faz toda a diferença. A mistura de idades, origens e talentos também é um fator decisivo para a qualidade dos espetáculos que vemos não só aqui, mas em toda a temporada de Natal da serra. Quanto mais os artistas trabalham, em qualquer evento ou cidade, mais experiência temos para colocar em cena. Este é um intercâmbio que só traz presentes para quem mais nos interessa: o público", defende Cadorin.

Sua rotina com talentos de todas as idades, no entanto, não é guiada pelo ideal de relações entre mestres e aprendizes. "Não me vejo na posição de mestre ou professor. Simplesmente faço o que amo fazer, o que sinto que nasci para fazer. É isso o que eu procuro passar. É na troca informal e na convivência que tudo se contrói. Neste processo, eu também aprendo com todos os artistas do Sonho de Natal. Outras pessoas têm competências que eu não tenho. Por isso, o aprendizado nunca termina", indica. Ciente da confiança e responsabilidade depositada pelo Prefeito Cléo Port e pelo Secretário de Turismo Leandro de Oliveira, Cadorin, ano a ano, faz questão de incrementar a programação e os espetáculos do Sonho de Natal de Canela. Um dos ganhos deste ano é a inédita Vila dos Sonhos, um espaço com sete casas que traz toda a rusticidade e magia do Sonho para a praça João Corrêa, onde o Papai Noel recebe visitantes e artesãos de Canela que comercializam seus produtos preferencialmente natalinos.

Em 2013, as atrações do Sonho de Natal se expandiram. Entre elas, o grandioso Simplesmente Natal. Eleito pela crítica jornalística o melhor espetáculo de Natal da serra gaúcha no último ano, o Simplesmente agora conta com novas cenas e músicas. O tradicional móbile humano, que eleva 10 bailarinos a 45 metros de altura, continua em cena, mas a atração também ganhou novas acrobacias aéreas. É um salto gigantesco desde 2010, quando Cadorin concebeu o espetáculo em dimensões muito menores, mas já bem sucedidas. "Lembro de apresentar aquele quase pocket show dez vezes. Foi um verdadeiro sucesso. Até que fui chamado pela Prefeitura de Canela para incrementar a tradicional chegada do Papai Noel na Catedral de Pedra. Foi aí que as ideias começaram a vir, até o Simplesmente se consagrar de vez em 2013 com o móbile humano", recorda Cadorin.


Levando como referências musicais os cantores Mahalya Jackson e Renata Tebaldi, além do adagio da quarta sinfonia de Mahler, Cadorin, no palco do Simplesmente Natal, ainda encanta a todos com sua voz ao entoar clássicos natalinos como "White Christmas", "Santa Claus is Coming to Town" e "Noite Feliz". O que está ali é muito mais do que a inspiração em Floriana Cavalli (sua professora de canto em Milão) ou todo o aprendizado artístico que adquiriu durante importantes temporadas na Europa. O que se apresenta é, na realidade, a verdadeira paixão de Cadorin pela arte - e pelo poder dos sonhos. "Sempre me apaixono muito pelo que escolho fazer. Há poder em nossas palavras e pensamentos. Acreditar é fazer com que os sonhos se tornem realidade. Espero estar trazendo isto para Canela e para o Sonho de Natal", completa.


Para informações sobre o Sonho de Natal, em Canela/RS, acesse www.sonhodenataldecanela.com.br