terça-feira, 25 de novembro de 2014

Parque Gaúcho resgata instrumentos musicais indígenas

Quero registrar esta importante e emocionante ação que aconteceu no Parque Gaúcho, em Gramado/RS. O amigo e jornalista Halder Ramos enviou-me notícia contando do resgate de instrumentos musicais indígenas feitos no parque. Queira Deus e os anjos musicais, que essa semente possa germinar nas vidas das pessoas que passaram por ali... a música faz a vida tão mais leve! E a cultura musical indígena é TÃO rica. Se me permitem o comentário... os índios que se instalaram junto do Lago Negro poderiam aderir a estas ferramentas e desenvolver seu lado artístico em vez do comercial...



O Parque Gaúcho - em Gramado/RS, comemorou três anos de atividades, dia 15/11. Na data promoveu ações educativas e culturais para a gurizada. Com foco no resgate da história do gaúcho, seus usos e costumes, o parque valorizou de forma lúdica a herança musical indígena na nossa cultura.


Os responsáveis técnicos do parque, Rodrigo Schlee e Fernanda Valente de Souza, fizeram o resgate de instrumentos musicais indígenas. A importância da música para o índio e a produção artesanal dos instrumentos pautou a atividade especial para as crianças. Além de aprender sobre a história, os pequenos visitantes puderam tocar tambores, chocalhos e bastões de ritmo feitos com madeiras ocas, cabaças, taquaras, ossos, fibras, pedras, sementes e outros materiais extraídos da terra.

O evento, que ocorreu no espaço temático Cidades dos Gaúchos, foi o ponto alto das comemorações do aniversário. No entanto, a programação especial teve muito mais. O parque abriu a Mostra Visual Churrasco e Suas Origens, que pode ser conferida no Restaurante Cultural do Parque Gaúcho. Também foram realizadas atividades de equitação na Arena de Doma, Corrida de Argolas e Tiros de Boleadeira no Mangueirão de Pedra e a Hora do Conto com o livro infantil Fortuna, de Carlos Martins.
A Cabanha Parque Gaúcho recebeu uma nova turma de animais. Os mini bois Cupim e Formiga fizeram a alegria da gurizada em tranquilos e divertidos passeios de carretinha.

SAIBA MAIS
O Parque Gaúcho foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como o principal empreendimento da cultura gaúcha do Conesul. O atrativo turístico cultural, que possui 120 mil m², resgata a história do gaúcho originário, seus usos e costumes. O parque fica no Km 35 da ERS-115, na mesma entrada do Gramadozoo, e funciona diariamente das 10h às 18h.

www.parquegaucho.com.br

Fonte:
Halder Ramos – Assessoria de Imprensa
Jornalista DRT/RS: 13.679
54.9621.7500