quarta-feira, 28 de março de 2018

Tinto ou Branco com Bacalhau?

Pergunta frequente na loja da Dunamis em Gramado/RS é: bacalhau harmoniza com tinto ou branco?
Sendo assim, a empresa preparou diferentes respostas para adequar com diversos pratos tendo como base o bacalhau.

Por se tratar de um peixe, mas com sabor e aromas intensos, o bacalhau harmoniza bem com vinhos brancos até com espumante.



A Páscoa está aí e muitas mesas não ficarão completas sem aquela receita especial de bacalhau para a Sexta-Feira Santa. A tradição que remonta à Idade Média, quando havia um intenso calendário religioso de jejum de carnes vermelhas, foi popularizada no Brasil com a chegada da família real portuguesa em 1808. A forma de preparar o peixe varia enormemente, mas não há quem não tenha uma receita preferida.

A maior dificuldade aparece na hora de buscar o vinho na adega para acompanhar o prato. Do vinho branco passando pelo rose até mesmo a espumante... todas as alternativas já foram provadas e é possível encontrar defensores de cada uma delas. De fato, por se tratar de um peixe, mas com sabor e aroma intensos, o bacalhau se coloca em uma posição intermediária na escala de corpo dos vinhos com os quais melhor se harmoniza (o frango é outro exemplo).

Os vinhos brancos mais leves e refrescantes normalmente são dominados pela intensidade do bacalhau. Mas, como existem centenas de receitas de bacalhau, todas elas se harmonizarão com o mesmo vinho? Evidentemente que não.
Aproveitamos a flexibilidade de preparo do bacalhau para utilizá-lo didaticamente como campo de provas confrontando as técnicas de cozimento com seis vinhos de características próximas, mas particulares.

Como as técnicas de cocção foram empregadas na elaboração de pratos finalizados, não há como isolá-las completamente dos ingredientes adicionados à receita, o que certamente resulta em alguma interferência.

Escolhermos os vinhos Dunamis que melhor acompanham com os mais diversos pratos de bacalhau.

Nossas sugestões de vinhos Dunamis para acompanhar:

Rosé: Cabernet/Merlot aromas de fruta vermelhas com acidez equilibrada e bom retrogosto.

Chardonnay: Aromas cítricos e frescos de laranja e pomello, lima e limão, em boca equilíbrio entre a acidez  e alcool típico em seu método, envelhecido em barrica de carvalho.
 

Merlot Branco:  leve e aromático, único varietal brasileiro feito de uva tinta porém branco elaborado pelo método Blanc de Noir.

Merlot/Cabernet: Com taninos suaves em boca final longo porém macios e delicados.

Espumante Champenoise Rose: Pinot Noir, Chardonnay, e Merlot, corpo leve com acidez refrescante

Você pode adquirir na loja Dunamis Gramado ou fazer sua encomenda, a empresa envia para todo o país.   
Informações pelo Whatsapp: (54) 99910-7961

#dunamiscabernetfranc #cabernetfranc #winelover #winetasting #winetime #winelovers #vino #winery #wineoclock #vinho 

Sobre a Dunamis:

Dunamis deriva do grego e significa energia constante. A Dunamis é uma vinícola brasileira que nasceu em novembro de 2010, com o intuito de promover momentos especiais, estimulando a cultura do vinho. Oferece vinhos descomplicados, que podem ser apreciados a qualquer momento. Com uma equipe de especialistas elaboram vinhos e espumantes descontraídos, vindos de vinhedos localizados nas regiões da Campanha Gaúcha e da Serra Gaúcha.

Produtos
Linha Elementos:
Cortes de vinhos jovens, alegres e para serem apreciados em todos os momentos. A linha elementos conserva a qualidade em vinhos e espumantes que preservam a essência descomplicada da Dunamis.

Linha Movimento:
Varietais (aqueles vinhos preparados com um único tipo de uva) redondos e muito bem acabados, que apresentam toda a expressão do terroir da Dunamis em cada uma de suas variedades. Vinhos e espumantes feitos para encantar mesmo os paladares mais exigentes.

Linha Sucos de Uva:
Os sucos de uva Dunamis são produzidos a partir das variedades Bordo e Isabel. Não possuem adição de açúcar, água ou conservantes. Acompanhamento perfeito para qualquer momento, são integrais e 100% naturais.

Serviço
O quê: Dunamis Vinhos e Vinhedos
Onde: Km 26 da BR 235, número 2910/ Linha Araripe, Gramado - RS
Horário de atendimento: todos os dias das 9h às 18h
Contato: lojagramado@dunamisvinhos.com.br
Fone:  (54) 99910-79161

Ou adquira na loja Vinha Gramado - A loja remete para todo o Brasil.
Av. Borges de Medeiros, 2016 - Centro
Fone: 54.99983.5239

Fonte:
Mercatus | Comunicação, Eventos & Marketing Digital
Rozangela Allves
roallves@mercatuscomunicacao.com.br
Av. das Hortênsias, 2040, sala 20ª
Centro, Gramado-RS CEP 95670-000
(54) 3286 0621
www.mercatuscomunicação.com.br
www.facebook.com/mercatuscomunicacao