quinta-feira, 15 de março de 2018

Amigos da Educação Transformadora & Associação Mente Viva: próximo encontro será dia 10 de abril

Os desafios para uma educação transformadora pautaram a palestra da doutora Soraia Shutel, especialista em Gestão Educacional, que ocorreu quarta-feira (14), no Teatro Elisabeth Rosenfeld da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento abriu o ciclo de encontros mensais do projeto Amigos da Educação Transformadora, que é desenvolvido pela Associação Mente Viva.


Com conhecimento adquirido em viagens de estudos por 25 países, Soraia procurou compartilhar experiências com pais e professores de Gramado e Canela, que receberam certificados de participação ao final do encontro. Conforme Soraia, a educação transformadora depende essencialmente dos adultos. “Se tivermos adultos sadios, teremos crianças cada vez melhores”, afirma.

O método de educação defendido por Soraia compreende mudanças no ambiente e no conteúdo. Entre outros fatores, a educação transformadora passa por um processo de aprendizagem mais humano com imersões em ambientes naturais, viagens, espiritualidade e dinâmicas práticas. “Não é abandonar o método antigo, mas criar alternativas. Educação transformadora é inovar”, diz. Para a especialista, existe uma série de desafios a serem superados para que a educação alcance um novo patamar. “Vocês, professores, são heróis. Não desistam porque vocês não estão sozinhos. Vamos buscar inspiração para inovar e deixar a mesmice”, destaca a palestrante, que aderiu de forma voluntária ao projeto.

Conforme a fundadora da Mente Viva, Mariela Silveira Pons, o objetivo dos encontros é refletir sobre o que pode ser feito pela melhoria da educação, que não acompanhou a inovação de outras áreas. “A Soraia acredita, assim como a gente, que a educação transformadora é possível. Juntos conseguiremos fazer uma educação melhor. É um processo que não depende só dos professores e nem apenas dos pais. Precisa de todos juntos”, afirma.

Com arrecadação revertida para a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Carlos Nelz, a palestra angariou papel toalha, papel higiênico, DVDs infantis e brinquedos. O cardápio de doações foi selecionado pelos realizadores do evento. Todos as palestras terão ingressos sociais que serão revertidos para escolas de Gramado e Canela.

O próximo encontro do ciclo ocorre em 10 de abril e terá Ana Pedroso, diretora do Instituto Anna Mikkii Internacional, Desenvolvimento Humano para a Sustentabilidade, de Portugal, como palestrante.


Mais informações e confirmações de presença pelo telefone (54) 99114.5508.

Fonte:
HALDER RAMOS – Assessoria de Imprensa
Jornalista DRT/RS: 13.679
54.99608.4545