quinta-feira, 12 de maio de 2016

ARH Serrana completa 28 anos assumindo realização do ESARH

A Associação Serrana de Recursos Humanos completou 28 anos de história na sexta-feira 29.04. Com 310 associados físicos e 235 associados jurídicos, a ARH Serrana é uma das Associações mais representativas da Região, realizando anualmente inúmeros cursos, encontros, formações, avaliações, premiações e pesquisas, causando um impacto positivo muito marcante na Serra Gaúcha.

A ARH Serrana promove:
Projeto Pensando no Futuro:  Durante o mês de formação voluntários da ARH Serrana ministram aulas para turmas de EJA formadas em escolas municipais de Caxias do Sul. Os módulos têm o intuito de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. O contato com profissionais e empresas gera novas oportunidades para os alunos, ampliando seus horizontes. “O Pensando no Futuro vai de acordo com nosso valor de Responsabilidade Social. A partir dele ajudamos pessoas a se inserirem no Mercado de trabalho”, explica Mircéia Cunha, diretora do Departamento de Eventos Institucionais. Em nove edições, o Pensando no Futuro formou mais de 176 jovens e adultos.


Pesquisa de Remuneração e Indicadores de Gestão:
Em 2016 a ARH Serrana realiza a 32º Pesquisa de Remuneração e Indicadores de Gestão. Empresas de qualquer localidade e porte podem participar do reconhecido levantamento anual que avalia se os valores praticados nos grupos empresariais estão em sintonia com as tendências do Mercado de Trabalho. “A Pisani participa desde 2006. Esta pesquisa é utilizada em nosso dia a dia sendo um instrumento indispensável para a gestão de cargos e salários”, afirma Cesar Luís Carrard, gerente de RH da Pisani Plásticos S/A. Os relatórios on-line podem ser acessados pelo portal de remuneração em software específico. “Oferecemos garantia do sigilo das informações coletadas, que podem ser muito úteis ou fundamentais em momentos desafiadores como o que enfrentamos hoje” afirma Fernando Guerra, presidente da ARH Serrana. 


Pesquisa de Clima: Na Pesquisa de Clima ARH Serrana são avaliados aspectos sobre treinamento e desenvolvimento, gestão e imagem da empresa, remuneração e benefícios, reconhecimento e valorização, recrutamento interno, fluxo de comunicação e segurança  no  trabalho. Com a pesquisa grupos empresariais adquirem as informações necessárias para obter o melhor ambiente de trabalho. Além disso as empresas participantes recebem relatório com o mercado participante da pesquisa, ampliando assim a sua visão ao mercado. 


Prêmio Destaques do Ano: O Destaques do Ano ARH Serrana reconhece práticas exemplares em cinco categorias: Gestão Estratégica de Pessoas, Projetos, Responsabilidade Sociambiental, Acadêmico e Personalidade do Ano. A avaliação dos inscritos no prêmio é realizada por uma empresa especializada e a seleção dos agraciados pela a Diretoria Executiva da ARH Serrana juntamente com o Departamento Destaques. A Diretoria Executiva também escolhe a Personalidade do Ano. Neste ano o Prêmio alcança sua 24a edição.


O Fórum de Gestão de Pessoas:  É um dos principais eventos anuais da ARH Serrana e reúne centenas de participantes para ouvir palestrantes renomados e debater temas atuais e impactantes na vida das empresas. O 7º Fórum de Gestão de Pessoas ARH Serrana (realizado em 2015) contou com a presença do Head de Vendas Linked In no Brasil Domingos Zuccherelli e com o neurocientista Alex Born. Participaram também a especialista em Gestão de Projetos Jaqueline Ferrari e a executiva de Recursos Humanos do Grupo Pão de Açúcar Flávia Bossolani Pontes.  A psicóloga Ana Maria Zanon do Hospital Mãe de Deus apresentou a empresa.


Voluntariado
Um dos aspectos mais interessantes do trabalho da Associação Serrana de Recursos Humanos é que ele é realizado especialmente por voluntários. “São quase 50 pessoas envolvidas nas ações da Associação, fazendo tudo acontecer com muita dedicação e empenho”, afirma Tais Venz, gerente executiva da ARH Serrana, vinculada há quase 10 anos com a Associação. A ARH é dividida em Departamentos: Eventos Institucionais, Pesquisas, Relações com o Mercado, Desenvolvimento, Controller e Destaques. Por meio de encontros periódicos os profissionais voluntários, membros dos Departamentos planejam e realizam todas as ações da Associação.


ARH Serrana Assume Gestão do ESARH

A partir da edição 2018 a Associação torna-se a principal promotora do Encontro Sul – Americano de Recursos Humanos
A transição na gestão do renomado Encontro Sul – Americano de Recursos Humanos teve início em 2014, quando a ARH Serrana negociou com a Racional Consultoria e adquiriu a marca ESARH. A Racional, consultoria sediada em Porto Alegre, é a idealizadora do Encontro Sul – Americano de Recursos Humanos, e, nos últimos 40 anos, tem realizado o Evento em diversas cidades do Brasil, tendo fixado a sede do Encontro em Gramado (RS). “A proposta estava muito alinhada ao interesse da Racional de dar continuidade a marca ESARH e aos valores da Associação, propiciando também uma perspectiva de melhor posicionamento da ARH Serrana no cenário regional, nacional e sul-americano”, afirma Francisco Batista, vice-presidente do ESARH da ARH Serrana, responsável pelo ESARH 2016.
A partir de 2018 o ESARH passa a ser uma marca exclusiva da ARH Serrana. “A aquisição da gestão deste importante encontro harmoniza com os valores da ARH Serrana, uma Associação que tem por propósito unir profissionais de Recursos Humanos da região da Serra Gaúcha e agora, também, da América Latina, com o intuito de compartilhar e disseminar boas práticas de gestão de pessoas, que são o principal capital de qualquer empresa”, reforça Batista.
Nesta edição os Departamentos da ARH Serrana começaram a se envolver com a realização do evento. “A ideia é integrar nossos voluntários ao processo de concepção de cada ESARH, a partir deste de 2016, para que todos possam contribuir com sugestões inovadoras, no intuito de tornar o Encontro um evento sempre singular e extremamente significativo para a Comunidade de Profissionais de Gestão de Recursos Humanos na América Latina”, explica Fernando Guerra, presidente da ARH Serrana.



Fonte:

Caroline Pierosan / Juçara Tonet Dini
Dinâmica Comunicação
Assessoria de Imprensa – ARH Serrana
28 de abril de 2016
Contatos: (54) 3025.3030 / 9923.1411
c.r.pierosan@gmail.com
www.dinamicacomunicacao.com.br
www.facebook.com/dinamicacomunicacao