sexta-feira, 10 de abril de 2015

Galeria da Villa recebe primeira exposição individual de Bez Batti em Gramado

Vinte peças do artista plástico Bez Batti estarão expostas de 12 de abril e 07 de junho na Villa Sergio Bertti em Gramado/RS.


HORÁRIO DE VISITAÇÃO:

De 12/04 a 07/06

Segunda a domingo
Das 10h às 11h30min
E das 13h30min às 17h





A partir de 12 de abril, a Galeria da Villa vai apresentar ao público a exposição Bez Batti Esculturas na Serra, mostra que levará ao público de Gramado/RS e visitantes 20 peças do escultor gaúcho Bez Batti. O basalto e o mármore carrara são os materiais utilizados pelo artista para esculpir as peças eleitas, com curadoria de Cézar Prestes.

No jardim, quatro esculturas serão apresentadas. Duas estão sendo esculpidas diretamente no paisagismo da Villa Sergio Bertti, uma das quais com quase 3 toneladas.

Para a criação destas peças, que integrarão o acervo permanente da Galeria, Bez Batti fez uma pesquisa especial pelos basaltos da cidade de Gramado.




Considerado um dos mais importantes escultores do Estado, Bez Batti faz parte do primeiro time de artistas brasileiros
'A linha do trabalho de Bez, é marcada por uma trajetória orgânica e simples, é pontuada pela perfeição, pela busca do detalhe. Seu pensamento e entendimento sobre arte brasileira e mundial é bastante alinhado com a de grandes mestres, como Iberê Camargo, Vasco Prado e Xico Stockinger', afirma Cézar Prestes - curador da exposição.

O complexo da Villa Sergio Bertti sedia o evento homônimo a cada dois anos, voltados para a arquitetura e decoração, e também é o local onde está inserida da Galeria da Villa, com 100 metros quadrados.

Para imprensa e convidados, a exposição será apresentada no dia 11 de abril. Já o público terá a visitação aberta no dia 12 de abril e encerrada em 07 de junho.


Diretor comercial da Sergio Bertti, Cristiano Berti reforça a importância da valorização da cultura regional, que, no caso de Bez Batti, mantém a essência da coleção de pedras basaltos da infância às margens do Rio Taquari mesmo após o reconhecimento internacional de seu trabalho. “São muitas as razões para estarmos honrados com a presença do Bez Batti na nossa galeria. Primeiro, por ser um dos maiores escultores em atividade do Brasil, que já seria o suficiente. Mas, o fato de ser da região serrana do Rio Grande do Sul, como nós, proporciona um encontro cultural extremamente interessante. Transformar nosso basalto em arte e não abrir da nossa essência tem um valor ainda mais importante para a Sergio Bertti”, afirma Cristiano Berti.

DECLARAÇÃO de Bez Batti
“Fazia muitos anos que eu não vinha a Gramado, aproximadamente 50 anos. Foi quando eu quis aprender desenho com o grande Carlos Petrucci, que era um dos dois desenhistas que estava produzindo o cartaz da Festa das Hortênsias.
Hoje estou completamente apaixonado, é uma cidade que você só percebe o tamanho quando vista de cima, ao vê-la erguida no meio de uma verdadeira floresta. Tudo isso para dizer que parece um destino, pois eu não estava mais fazendo exposições, mas tudo mudou com essa paixão quase à primeira vista.
Eu costumo dizer que me considero o homem mais simples do planeta, e para a minha alegria pude conhecer o Sergio e o Cristiano Berti. Senti da parte deles aquele mesmo apego às origens que eu vejo em mim. Somos muito parecidos. Por conta desta afinidade, quis muito fazer esse trabalho.
Brinco que eu nasci com a vocação para ser escultor e quero morrer escultor. Simplesmente não sirvo para mais nada! Agora, toda a semana vindo a Gramado para trabalhar diretamente no jardim da Villa, neste trabalho para a Galeria, eu me pego pensando como será quando o trabalho acabar. Quando eu não precisar voltar? Está sendo muito especial.
A escultura O Sol na Minha Janela é de uma pedra de quase três toneladas de um terreno vizinho à Villa, que o Sergio fez questão de deslocar para que eu pudesse trabalhar. Estou honrado, pois o basalto é uma das paixões da minha vida, e esta peça, por ter nascido no meio da natureza, já vinha com uma ponta que a deixou perfeitamente plana no jardim. E por lá ficará, como uma marca deste encontro.
Para finalizar, gostaria de dizer que em Gramado, a impressão que temos, é que tudo dá certo. Tem um grande Festival de Cinema, o maior de todos os natais... Faltava uma galeria. E estou torcendo pela Galeria da Villa, pois tudo o que eles fazem é muito bem-feito”.

Serviço:
Bez Batti Esculturas na Serra
Abertura: 11 de abril de 2015
Exposição:  de 12 de abril a 07 de junho de 2015
Local: Av. Borges de Medeiros, 4840 – Gramado/RS

Aquisição de obras: 54. 8439.1522 com Myriam – Myriam@sergiobertti.com.br
Entrada franca


Curadoria: Cezar Prestes

Apoiadores: Prefeitura e Secretaria da Cultura de Gramado, Hotel Laguetto Stilo, TRI Táxi Aéreo, Le Chef, Rasen Bier e Chocolate Lugano.



HORÁRIO DE VISITAÇÃO:

De 12/04 a 07/06

Segunda a domingo
Das 10h às 11h30min
E das 13h30min às 17h

FONTE:
Infinito Assessoria
(51) 8185.0938 – 3312.8654 - Simiane Gil