Já passou Carnaval, Páscoa, feriados... hora de pensar no corpinho para o Verão! É... faltam só seis meses! (quase) ;)
Conheço Camo Accorsi do tempo que ela orientou Ginástica Laboral no Jornal de Gramado... quando eu integrava a 'velha guarda' do JG, como disse alguém outro dia!
ou seja... FAZ tempo!
Camo coordena a Academia Ponto do Corpo desde 1989. Desde então imprime um método diferenciado aos alunos. Ela oferece entrevista gratuita, e as avaliações são mensais e gratuitas. 'Acreditamos na necessidade da observação mais freqüente das respostas metabólicas e na adaptação neste início de atividades, para direcionarmos melhor o treino e motivarmos ainda mais o aluno', afirma Camo. 'A saúde do aluno é prioridade e, nas avaliações podemos detectar muitas informações', complementa ela.
Em conversa pessoal com Camo perguntei sobre a diferença entre Yoga e Pilates. Segue abaixo sobre o assunto.
Se está em dúvida entre praticar Yoga ou Pilates, separamos suas diferenças em vários aspectos para auxiliar em sua decisão e desfazer dúvidas.
Eleger qual de duas atividades é melhor do que a outra, sempre é difícil. Até por que o conceito de melhor está atrelado a objetivos e metas, ou seja, fatores extremamente pessoais. Assim, o que pode ser melhor para mim não seja para você e assim por diante. Desta forma, vou fazer uma pequena lista de fatores e mostrar o que cada uma das práticas pode oferecer de bom para você. Assim você, amigo leitor, pode tirar suas próprias conclusões.
Yoga ou Mat Pilates, qual Escolher?
Ambas as atividades não foram criadas para serem exercícios físicos nem foram criadas a pouco tempo. A Yoga é milenar e tem por principal objetivo integrar corpo e mente num corpo sadio. Dentro dela existem divisões que tem focos diferentes, seja na filosofia que a Yoga prega, seja na questão das posturas e exercícios. O Pilates foi criado por Joseph Pilates para tornar seu corpo, então franzino e sem força, mais robusto e forte. Após isso, o método, que prioriza a estabilidade muscular aliada a flexibilidade, foi usado como método terapêutico de recuperação de soldados durante a II Guerra Mundial. Enfim, como os objetivos iniciais não eram o exercício físico como prática em si, alterações foram feitas e hoje temos as versões mais modernas de ambos. Vejamos como cada prática se sai em pontos específicos para que você possa tomar suas decisões corretamente.
Gasto Calórico
Antes de mais nada é interessante que saibamos que o gasto calórico varia de acordo com o nível de condicionamento de cada um e com fatores metabólicos. Estes números apresentados são estimativas e podem variar para mais e para menos. Assim, uma aula de Pilates pode queimar até 550 calorias para um praticante avançado e cerca de 380 calorias para um iniciante. Mas estes são só gastos durante a atividade. No gasto calórico total o número pode chegar a mais de 900 calorias. Já a Yoga, depende muito do estilo. Mas de uma forma geral, os estilos que priorizam o exercício físico, como a Power Yoga, a Hata Yoga entre outras, pode ter uma queima de cerca de 450 calorias por aula. Assim como o Pilates, o gasto calórico total também é mais elevado, chegando a gastar cerca de 800 calorias no total. Assim sendo, com pouca margem, ponto para o Pilates.
Fortalecimento Muscular
Este é um ponto chave para ambos, pois é o fortalecimento e estabilização muscular o objetivo da maioria das pessoas que buscam conscientemente e não por modismos estas duas práticas. Tanto a Yoga quanto o Pilates promovem um fortalecimento e estabilidade muscular bastante satisfatórias em seus praticantes, sendo que em ambas a melhora do tônus muscular promove uma melhora do metabolismo basal.
Condicionamento Físico
Apesar de este não ser o principal objetivo de nenhuma das duas, tanto a Yoga quanto o Pilates promovem uma melhora de fatores como força, flexibilidade, resistência muscular e coordenação motora. Portanto, ambas são eficientes neste quesito.
Hipertrofia
Este é um ponto em que ambas não apresentam bons resultados. Não adianta, quem quer hipertrofia precisa de musculação. Nenhuma das duas tem ganhos satisfatórios ou melhores do que a musculação no quesito hipertrofia, até por que nenhuma das duas tem este objetivo.
Muito bem, cada uma das atividades pode trazer ganhos para sua saúde e seu corpo, porém dentro dos objetivos e expectativas de cada.
Cabe a você escolher qual delas se enquadra melhor em seu estilo e objetivos.
Na Academia Ponto do Corpo, Milena Fávero ministra a prática do yoga buscando melhorar o bem estar físico, ajudando a reduzir ou evitar dores no corpo. As aulas acontecem segundas às 19h e quartas às 18h30min.
'Eu ainda acrescentaria', afirma Camo Accorsi, 'sobre as diferenças
da Yoga e Mat Pilates que em termos de propostas, a
Yoga usa mais a meditação como ferramenta principal e o Mat Pilates também
busca alguns materiais para auxiliar na consciência corporal. Mas ambos
proporcionam maior consciência corporal, melhora na respiração, postura
tonificando a musculatura respeitando as limitações de cada aluno', encerra ela.
ACADEMIA PONTO DO CORPO
Rua João Corrêa, 316 - Atrás da Rodoviária, em Gramado
Fone: (54) 3286 7050