Christina Dias, escritora e coordenadora do Projeto Kombina |
Entre os escritores que integram a pré-feira, estão Marô Barbieri, de Bento Gonçalves, que é também professora e contadora de histórias; Denise Weinréb, de Porto Alegre, que circula há seis anos pelo universo literário infantil; e Christina Dias, também de Porto Alegre, com mais de 15 livros publicados.
Marô Barbieri já passou pelas escolas municipais Pedro Zucolotto, Vicente Casagrande e na Mosés Bezzi com a obra “Que Horror – 5 Histórias de Arrepiar”, e Denise Weinréb nas escolas Senador Salgado Filho, Gentil Bonato, Padre School e Presidente Vargas, com as obras “A tabuada na ponta dos dedos”, “A baleia arco-íris” e “Os doze mandamentos verdes.”
“A Feira do Livro é de suma importância não só para o município de Gramado. Ela é importante para socialização de todos que visitam a cidade em comunhão com a mesma, pois ali se trabalha política pública através da cultura. Nosso foco é despertar nas crianças um interesse pela boa leitura para que, num futuro próximo, possam ser pessoas sem dogmas e preconceitos. Somente assim poderemos construir um país realmente inclusivo”, destaca o secretário da Cultura, Allan John Lino.
Feira do Livro – A 22ª Feira do Livro de Gramado ocorrerá de 15 a 24 de junho, com programação na Rua Coberta, na Biblioteca Pública, no Centro de Cultura da Várzea Grande e nas escolas. O jornalista, fotógrafo e editor de livros de arte, Leonid Streliaev, é o patrono do evento em 2018. A Feira do Livro é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.
Atividades lúdicas para crianças da Várzea Grande
Na última quarta-feira (16), a pré-feira chegou na Várzea Grande. O projeto Kombina transformou a Sociedade Belvedere numa verdadeira estação de brincadeiras. Cerca de 450 crianças da educação infantil e das séries inicias de escolas do município participaram de atividades com bonecos de pano, corda, pernas de pau e pintura em tela. A Kombina é um ponto de cultura móvel, equipado com biblioteca, brinquedos e jogos. O projeto foi criado e é coordenado pela escritora Christina Dias.
“Essas ações fazem a Feira do Livro ter mais significado, pois tira a feira do caráter de evento e a transforma em um projeto, trazendo os alunos para mais perto do hábito da leitura”, afirma Christina.
Para a professora Joice Mapelli Antunes, professora do 5º ano da Escola Padre Anchieta, as atividades da pré-feira levam aprendizado de uma forma diferente aos alunos. “É um momento lúdico e divertido, desperta nos estudantes uma maneira diferente de criar”, afirma.
Próximas escolas – As ações pré-feira ocorrerão ainda neste mês nas escolas Padre Anchieta, Henrique Bertolucci, Nossa Senhora de Fátima, Mosés Bezzi, Padre Anchieta,Dr. Carlos Nelz (CAIC), Alberto Pasqualini, Maximiliano Hahn e Carlos Barbosa.
Fonte & Fotos:
MILENA DALLAROSA
Estagiária de Relações Públicas
milena.dallarosa@gramado.rs.gov.br
(54) 3286 0200
Comunicação
www.gramado.rs.gov.br