sexta-feira, 22 de maio de 2015

Orquestra de Câmara com sede nos Estados Unidos se apresentará em Gramado

Uma apresentação inédita no Rio Grande do Sul e histórica para Gramado acontecerá no sábado (30), às 19h no Teatro Elisabeth Rosenfeldt (Câmara de Vereadores). Trata-se da apresentação da Orquestra de Câmara Arco, que tem sede em Nova Iorque (EUA).
O espetáculo, possível através de uma iniciativa da Secretaria de Cultura, contando com a parceria da Orquestra Sinfônica de Gramado, terá entrada gratuita.
“Esse é um momento muito importante para a cultura de nossa cidade. Recebermos uma orquestra desse nível em um evento totalmente gratuito demonstra que Gramado, cada vez mais, está fomentando seu calendário de eventos culturais, e promovendo ações de imersão nas mais variadas formas de arte destinadas à comunidade e visitante”, destaca a Secretária de Cultura, Michele Scariot.


The ARCO Chamber Orchestra

 A Orquestra de Câmara ARCO foi fundada em 1989 por Levon Ambartsumian no mundialmente renomado Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde atuou como Professor de Violino. Seus membros foram cuidadosamente selecionados dentre instrutores, alguns de seus estudantes, e músicos recém-formados no Conservatório. Quase imediatamente as performances da ARCO foram reconhecidas em toda a Europa, chamando a atenção da crítica especializada e tendo grande reconhecimento por parte do publico.
A orquestra continuou a receber reconhecimento internacional nos anos seguintes, participando de uma série de festivais importantes, incluindo o Festival de Música Alemã na Rússia e na Alemanha, o George Enesco Festival Internacional em Bucareste, o Festival de Música Russa da Sibéria, Moscou Stars, e Russian Winter in Moscow. A orquestra também estreou uma série de obras de compositores russos contemporâneos e excursionou amplamente em vários países, incluindo EUA, Canadá, Itália, Espanha, Alemanha, Roménia, França e Coreia.
Em 1995, Levon Ambartsumian assumiu o cargo de Franklin Professor of Violin na Escola de Musica da University of Georgia, mantendo-se como diretor artístico e regente da ARCO. A base da orquestra mudou para os EUA, onde o grupo tem agora a missão de mostrar uma mistura internacional de talentosos músicos provenientes de diferentes países como a Rússia, Itália, EUA, Polônia, Coreia do Sul, Argentina e Brasil.
Ao mesmo tempo que a Orquestra de Câmara ARCO tem como repertorio principal a música russa e contemporânea, o grupo também tem um vasto repertório que inclui as obras de compositores de todos os períodos da musica, bem como estreias mundiais de obras de compositores atuais. O grupo também lançou diversos CDs, e fez gravações para transmissão no rádio e na televisão.