quarta-feira, 13 de maio de 2015

Equinacea

Outro dia estive numa reunião e tive uma série de espirros... sim, depois toda seqüência... espirra, assoa nariz e assim por diante. Rinite ou algo similar.
No final do encontra uma amiga muito querida me disse: Mari, tu conhece Equinácea?
Bem... mesmo tendo feito curso sobre os Florais Flor de Lys - http://www.flordelysrs.com.br/ ... lembrei de Equinócio, mas Equinácea não tinha informação 'no ship mental'.
Fui pesquisar e compartilho com vocês o conhecimento adquirido.

Onde comprar? eu adquiri na Farmácia Die Haut, em Gramado/RS.
Como tomar? são cápsulas... tomei três prá começar! Parei de espirrar!
Quanto tempo? bem, isso ainda não sei. Se alguém quiser dar uma dica, fique a vontade. Acredito que no mínimo três meses.

Equinacea

Nome Cientifico: Equinacea purpurea, Equinacea angustifolia
 

A equinacea é uma planta nativa americana e um dos fitoterápicos mais conhecidos e utilizados na Europa e Estados Unidos na prevenção de gripes e resfriados. É a planta imunoestimulante mais pesquisada no mundo. Os índios americanos foram os primeiros a utilizar esta planta. Tornou-se conhecida pelos botânicos europeus em 1690.
 

O sistema imunológico é responsável por nos manter vivos, protegidos e imunes aos milhares de microorganismos que todos os dias invadem nosso corpo e nos expõem a todo tipo de doenças. Existem vários fatores no nosso dia a dia que podem desequilibrar o nosso organismo e o sistema imunológico, como stress da vida moderna, poluição e abuso de medicamentos. E a mais importante indicação da Equinacea é a de atuar como imunoestimulante, aumentando a defesa do organismo em pacientes submetidos a quimioterapia e prevenindo infecções e doenças temporárias, como gripes, resfriados, abcessos, bronquite dor de garganta, faringite, rinite, sinusite, dentre outras.
 

Mecanismo de Ação: A equinacea atua como imunoestimulante por vários mecanismos: estímulo da fagocitose, estímulo da liberação de citocinas e inibição da atividade da hialuronidase. Estudos têm demonstrado que um príncipio da Equinacea, o heteroxilano ativa a fagocitose, e outro o arabinogalactano causa proliferação de linfócitos T e promove a liberação de fator de necrose tumoral (TNF), interleucina 1 e interferon-ß2 de macrófagos. Coletivamente, estas propriedades da Equinacea podem aumentar o nível geral de resistência do organismo a infecção.
Os seus constituintes químicos activos são o ácido caféico, ácido cicórico, polialcanos, polissacarídeo, tusselagina, acetato de bornil, alcamídeos, borneol, cariofileno, cinarina, equinacosídeo, isotussilagina. Esta composição confere àquele extracto propriedades medicinais de carácter antibiótico, sendo considerado no contexto do herbalismo e da fitoterapia como antibacteriano, antiviral, anti-séptico, anti-inflamatório, antimicrobiano, imunoestimulante e fortificante.

Ações da Equinacea:
Estimula a produção de leucócitos;

Atua com um antibiótico natural;
Acelera a reabilitação do organismo;
Efeito anti-inflamatório;
Combate viroses;
Combate a candidíase

Principais usos da equinacea:
No aumento das defesas do organismo;

Na profilaxia das gripes e resfriados;
Nas infecções do trato respiratório superior;
Na dor de dente e gengivite;
Nos abcessos, furúnculos e pústulas. (Fonte: http://www.farmaverde.com.br/saiba_mais/artigos/Equinacea.htm)

Depois de considerar os elementos de 14 estudos prévios sobre o uso da equinácia, pesquisadores da Escola Farmacêutica da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, concluíram que o consumo da planta pode atenuar as chances de desenvolver resfriado comum, em mais de 58% dos casos. O estudo, divulgado na revista científica The Lancet Infectious Diseases, alega, além disso, que a equinácia auxiliaria reduzir em até quatro dias a duração do resfriado. Prudentes, os pesquisadores afirmam que outros estudos em larga escala ainda são indispensáveis para admitir o uso da planta para prevenção e tratamento do resfriado comum. (Wikipédia)