A agência Estratégia Comunicação e Marketing, em 2021 completa 20 anos de atuação na Região das Hortênsias; ela sempre foi coordenada pela profissional de Relações Públicas Luciana Zanatta.
A empresa oferece soluções como Planejamento de Comunicação e Marketing, Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdos e Gestão de Mídias Sociais.
A empresa nasceu no dia 21 de março... é uma empresa que está sob o signo de Áries.
Hoje vamos conversar com ela, que é uma das mais experientes profissionais dessa área em Canela/RS.
Lu, como começou tua paixão pela Comunicação? Foi antes de tua experiência como colunista social no Jornal de Canela?
Fui colunista do Jornal de Canela quando se chamava Nova Época, quando ainda era adolescente, no meio da década de 80. Depois fui morar em Porto Alegre para fazer faculdade e deixei de assinar a coluna, retomando-a já depois de formada.
Por que escolheste habilitação em Relações Públicas?
Também na adolescência comecei a trabalhar como recepcionista em eventos e veio daí a paixão por Relações Públicas, jurando que a profissão era “puro glamour” (risos). Ao longo da faculdade cada vez me apaixonava mais pela profissão.
Quando me formei tive uma breve passagem pelo Hotel Serrano e pela empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello, depois fiquei 2 anos na Prawer Chocolates, onde aprendi com o Dr. Jayme e a Marlene, e então veio o convite para assumir a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canela, em 1996, quando o prefeito era Günther Schiliepper. Sempre digo que a vida me fez assessora de imprensa. Durante a faculdade sempre pensei em trabalhar em departamento de RP de alguma empresa e com eventos.
Mas sou profundamente realizada com a assessoria de imprensa. Ao longo desses 27 anos de profissão fiz muito amigos verdadeiros em função do meu trabalho e o relacionamento com veículos de comunicação, editores, repórteres, fotógrafos, me realiza diariamente.
Há 20 anos as tecnologias eram diferentes... como apresentavas ou vendias teu trabalho de RP? Por que uma empresa te contrataria?
Mari, acho que nunca “vendi” meu trabalho. Sempre digo que não sou muito boa nisto.
O trabalho na Assessoria de Imprensa da Prefeitura me abriu portas e lá fiz muitos contatos, estreitei o relacionamento com muitos profissionais e empresários. Quando inaugurei a Estratégia Comunicação, em 2001, já conquistei dois clientes: Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra e Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, que atualmente ainda são clientes. A grande maioria dos nossos clientes se deram por indicação e ainda hoje é assim.
E hoje? Com toda tua babagem, ferramentas virtuais a disposição e restrições COVID?
Em relação a pandemia, como todos, precisamos nos adaptar a reuniões virtuais e lives e, até que acho bem prático, me adaptei bem, apesar de não gostar muito de aparecer na tela, as pessoas não acreditam, mas para isso, sou tímida.
De 2001 para cá a forma de trabalhar é que mudou muito. Quando iniciei na Assessoria de Imprensa, enviávamos os releases por fax, datilografados, tinha um número menor de veículos de comunicação. Depois veio o email e então as redes sociais, blogueiros, influencers e aqui estamos. Precisamos sempre nos aperfeiçoar e acompanhar as novidades. Hoje a Estratégia Comunicação conta com grande expertise em redes sociais, além do trabalho de assessoria de imprensa, que também teve suas adaptações que agilizam o trabalho, como enviar release e até mesmo vídeo para TV por whatsapp. Na criação gráfica o aperfeiçoamento e atualização também são constantes, pois não podemos “parar no tempo”. Acompanhar o mercado é imprescindível.
Acho que a “bagagem” destes 20 anos é o amadurecimento, né? A gente aprende com os erros, aprende a dizer não, aprende a lutar pelas nossas convicções e isto é no trabalho e na vida.
Qual é hoje teu foco de atuação e diferencial?
Atualmente estamos mais focados em criação de marcas, redes sociais e assessoria de imprensa, mas sempre procuramos atender todas as necessidades dos clientes. Sem deixar de lado o marketing eleitoral, que é um segmento que temos trabalhado bastante.
Acho que o grande diferencial é o trabalho de assessoria de imprensa, que é baseado principalmente com relacionamento e, hoje, depois de 20 anos, posso garantir ao cliente que o resultado do trabalho será excelente, justamente pelos contatos que temos em nosso mailing de imprensa. Conseguimos, muitas vezes, “emplacar” matérias de clientes, principalmente eventos, nas TVs do Estado, com imagens feitas por nós e encaminhadas em tempo real, por exemplo.
Também a honestidade com os clientes é essencial. Quando acredito que um evento ou ação ou produto não vai “render” mídia gratuita, sou muito franca e já aviso. E, confesso: não consigo trabalhar com um cliente que eu não acredito, que não me identifico.
Eu lembro que em 2014 lançaste tua coluna virtual, a Em Evidência. Com certeza, um passo a frente de muitos profissionais da área. Essa é uma marca tua? Estar a frente? O que se pode esperar da Estratégia nos próximos anos?
Saudade do Em Evidencia! Um dia ainda retomarei este projeto que foi engavetado por pura falta de tempo. Não acho que estar a frente seja uma marca minha, mas a Estratégia Comunicação está em constante aperfeiçoamento, sempre.
Queres falar porque entraste no 'ramo' marketing eleitoral?
A vida nos encaminhou para isto e, vou te contar: adoro este trabalho. Adoro a adrenalina de uma campanha eleitoral. Realizamos algumas campanhas eleitorais, mas as últimas três nos enchem de orgulho. A do atual vice-prefeito de Canela Gilberto Cezar a deputado estadual, quando ele alcançou mais de 19 mil votos e recentemente as campanhas a prefeitura de Três Coroas, com Alcindo Azevedo e em Nova Petrópolis, com o candidato Darlei Wolf. Os dois foram eleitos e, o sabor da vitória é muito bom. Já estamos trabalhando na pré-campanha de um possível candidato a deputado federal, em 2022. O marketing eleitoral exige muita dedicação, mas eu adoro fazer.
A forma de fazer a comunicação das campanhas também mudou muito. A primeira campanha assinada pela Estratégia Comunicação foi no “início do século”. Com o passar do tempo a legislação mudou, vieram as redes sociais e para realizar um bom trabalho precisamos estar sempre atentos ao que pode e ao que não pode. As respostas precisam ser muito imediatas, exigindo ainda mais dedicação, quase que 24h por dia. Isso faz com que busquemos nos aperfeiçoar e estudar ainda mais para realizar um bom trabalho.
Há bastante tempo te vejo envolvida com entidades, eventos, mas qual é 'teu barato'? O que te move?
Ter muito trabalho é o que me move. Iniciar o dia achando que não darei conta é bom demais. Virar noite trabalhando nunca foi empecilho para mim e para o Diego (sócio e esposo). Divulgação de evento e marketing eleitoral é um dos trabalhos que mais gosto de fazer, mas cada cliente, com suas necessidades, merece total atenção.
Trabalhar de forma voluntária, em ações sociais também dá uma satisfação muito grande. É muito bom poder usar meu trabalho para ajudar pessoas.
Fazer assessoria de imprensa de um evento é bom demais. Enviar um release e esperar a divulgação, correr para fazer um vídeo para entrar em algum jornal de TV, receber a imprensa, mimar os jornalistas... Adoro!
E aí, cito dois dos nossos clientes mais antigos, que são muito queridos por nós!
A Romaria de Caravaggio, o Santuário, que é um cliente especial, não só pelas pessoas que o coordenam, mas também pela devoção que temos a Nossa Senhora de Caravaggio. Tu já foste ao Santuário? É um local abençoado, faz bem estar lá! Divulgamos o evento e o local há mais de 16 anos. Já faz parte da nossa história, da nossa vida. A correria para “cobrir” uma Romaria a pé é cansativo demais, mas quando terminamos o dia nos sentimos realizados.
O Bonecos Canela também, é como filho. Foi um dos primeiros clientes da agência. Fiquei 3 anos fora do evento, e isto doeu em meu coração. Bom estar de volta assinando a assessoria de imprensa do Festival. 'Estou só pela próxima edição', como diz a uma amiga querida, a jornalista Jurema Josefa. Eu volto a ser criança durante este evento. Converso com os bonecos e vibro com os espetáculos. É um evento fácil de “vender” para a imprensa. Neste, normalmente conquistamos um resultado excelente em mídia gratuita. É um evento que encanta!Onde entra o Diego na história da Estratégia? O que ele agregou?
O Diego chegou como esposo, em 2005 e logo virou sócio, em 2006. A sociedade se deu muito mais para podermos acompanhar, juntos, o crescimento da Pietra, nossa filha linda, que faz 15 anos em setembro próximo, já que sempre trabalhamos em home office. Ele é um dos melhores designers gráficos que conheço, o mais perfeccionista, com certeza. Ele completou a Estratégia Comunicação, que até 2006, só oferecia assessoria de imprensa. De lá para cá, o trabalho de comunicação para nossos clientes é completo e procuramos sempre prestar um serviço super personalizado, com atenção total a cada ação do cliente, cumprindo prazos, estando à disposição, sendo maleáveis em nossos contratos. Sempre digo que tem que “rolar química” entre a Estratégia Comunicação e o cliente, assim, sempre alcançamos um excelente resultado. Como é bom quando o cliente confia em ti e te deixa trabalhar como acreditas que deve, né?
A EMPRESA
A Estratégia Comunicação e Marketing faz com que sua marca se torne conhecida, através de:
- Assessoria de Imprensa
- Marketing Digital
- Publicidade e Propaganda
A empresa conquistou o respeito de seus clientes pelo trabalho dedicado e personalizado que dispensa a cada um deles, desde 2001.
Planejar, pensar, trocar ideias, sempre com foco no objetivo de cada cliente é essencial e acreditamos que esta é a melhor forma de trabalhar.
Vestir a camiseta de cada cliente é imprescindível.
Nosso norte está focado em três pilares: atenção, agilidade e competência. Com eles baseamos nosso dia a dia e focamos nossas energias para garantir que o cliente atinja suas metas, com plena satisfação.
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