terça-feira, 19 de novembro de 2019

História e poesia se fundem no Complexo da MAESA

Jornalista, ex-secretária da Cultura de Caxias do Sul e ex-secretária de Turismo de Gramado, Rubia Frizzo autografa a obra MAESA - Poema Arquitetônico, livro que revela a trajetória industrial e projeta o futuro cultural e turístico dos prédios caxienses.


Fundir poesia nas tramas de uma história que ainda transcorre diante da comunidade caxiense é um dos propósitos de MAESA: poema arquitetônico, livro que a jornalista, ex-secretária de Cultura de Caxias do Sul e ex-secretária de Turismo de Gramado Rubia Ana Mossi Frizzo autografa dia 19 de novembro, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. Mais do que revelar a história da “empresa mãe” da indústria metalúrgica de toda a região e uma das maiores de Caxias, a obra discorre sobre o processo de transformação da MAESA - Metalúrgica Abramo Eberle S/A – fábrica 2 em um espaço cultural, de convivência e de lazer para a comunidade.

MAESA: poema arquitetônico resulta de um ano e meio de estudos e pesquisas sobre a trajetória industrial da MAESA e a projeção da revitalização de seu complexo como importante equipamento histórico cultural, além de fazer o registro do trabalho da comissão criada para definir o uso daqueles espaços, conforme cláusula da lei de doação. Ao longo de 168 páginas, Rubia transcende o levantamento de importantes informações, análises e interpretações para representar o prédio da MAESA em acontecimento ativo, patrimônio da comunidade caxiense, tombado e legado às futuras gerações. “Acredito que o livro materializa um momento de grande união da comunidade caxiense em torno de um mesmo ideal, a preservação de um bem cultural que pode e deve ser revitalizado, já que a geografia de uma cidade é uma possibilidade aberta para a descoberta de novos significados”, destaca a autora.

Por duas vezes presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caxias do Sul, Rubia também coordenou a Comissão Especial para a Recuperação, Ocupação, Uso e Gestão da MAESA, designada pelo Decreto-Lei n% 17.284/2014. Nesse sentido, coleciona informações significativas sobre o tema, complementadas por sensíveis avaliações de uma legítima militante em prol da valorização histórico-cultural. “O fato de eu vir a ocupar o cargo de Secretária da Cultura, na sequência dos trabalhos de coordenadora da Comissão, permitiu-me atuar em íntima conexão na mobilização para a recuperação daquele patrimônio e tornou-me depositária de uma série de informações que desejo compartilhar agora, com o maior número possível de pessoas, por meio deste livro”, enfatiza Rubia.

Após quase um ano de intensas atividades da Comissão, entre reuniões, audiências públicas, seminários e palestras, foi entregue ao governo do Estado o Plano de Ocupação da MAESA, que permitiu a transferência do patrimônio para o Município de Caxias do Sul. O livro também versa sobre os acontecimentos ocorridos no período dessa mobilização e o trabalho da Comissão. Aborda também, de forma resumida, a chegada da família Eberle ao Brasil e a trajetória de Abramo Eberle, cuja biografia se mescla com a própria história de Caxias do Sul.

Com apresentação do filósofo Jayme Paviani, MAESA: Poema Arquitetônico mostra o plano de uso para os equipamentos (terreno e prédios) da MAESA concebido pela Comissão e pela comunidade, entregue ao governo do Estado do RS como cláusula da lei de doação, que resolve questões importantes para a cultura e o turismo de Caxias, como a instalação de um grande centro de eventos, um palco em proporções adequadas ao tamanho da cidade e um mercado público com espaço para gastronomia, dentre outros. “Não é fácil escrever uma espécie de relatório de circunstâncias, de atividades que envolvem, ao mesmo tempo, história e descrições atuais. Rubia dá conta do recado. Ela entrou muitíssimas vezes no prédio da MAESA, reuniu-se com centenas de colegas e profissionais, tem a sensibilidade de redigir essas notas para deixar registrada a passagem da indústria do passado para os processos culturais do presente. O texto faz-se um testemunho vivo das mudanças”, elogia Paviani. “E para que não fique no esquecimento dos tempos o verdadeiro conceito de uso desse projeto, um espaço civilizatório que leve em conta o passado com vistas ao futuro, usado para a alfabetização patrimonial e para o exercício da convivência e da sociabilidade”, complementa Rubia.

O livro MAESA: Poema Arquitetônico tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura por meio do apoio dos Supermercados Andreazza, Visate, Hotel Cosmos, DRSul e Âmbar.

Saiba mais

- A inauguração da MAESA, em 1948, quando o império de Abramo Eberle completava 52 anos, sinalizou a fase de maior expansão da empresa. Na fábrica 2 concentravam-se os trabalhos de mecânica, fundição, forja e produção de talheres. Lá foi realizado, entre outros importantes e significativos projetos, o trabalho de fundição das portas da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré de Belém, no Pará, e das estátuas de bronze do Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas e hoje símbolo oficial de Caxias do Sul.

- O complexo de prédios da MAESA – fábrica 2, está erguido numa área de mais de 53 mil metros quadrados, cuja localização é compreendida entre as ruas Plácido de Castro, Dom José Barea, Pedro Tomasi e Treze de Maio.

- Os prédios da fábrica 2 da Metalúrgica Abramo Eberle S/A – MAESA foram entregues ao Estado do Rio Grande do Sul em adjudicação por conta de tributos devidos. A Lei de doação (14.617/2014), porém, estipulou uma série de requisitos a serem cumpridos pelo Município para que a transferência se efetivasse. Dentre eles a finalidade de uso e a necessidade da entrega, em 1 ano, a contar da data da Lei, de um Plano de Ocupação para o local. No mesmo ano foi criada a Comissão Especial para Análise de Uso da MAESA, por meio do Decreto-Lei nº 17.284/2014, da qual Rubia Frizzo foi coordenadora.



#blogmarianagramado #dicasdamari #novidades #rubiafrizzo #maesa #caxiasdosul

*Fonte: MAESA: poema arquitetônico

Crédito das imagens:
Foto aérea: Andréia Copini
Foto fachada: Miriam Cardoso de Souza
Arte da capa: Antônio Giacomin

Serviço
Lançamento de MAESA: poema arquitetônico, de Rubia Ana Mossi Frizzo
Quando: dia 19 de novembro, a partir das 18h30
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333 - Caxias do Sul/RS)

Fonte:
Fabiano Finco | Ricardo Dini
Dinâmica Comunicação
(54) 3025.3030
fabiano@dinamicacomunicacao.com.br
projetos@dinamicacomunicacao.com.br

Mayra Rios
Dinâmica Comunicação
Assessoria de Imprensa | Marketing de Conteúdo | Inbound Marketing

(54) 3025.3030 | 99663.6040
www.dinamicacomunicacao.com.br