quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Grupo Bocalis completa 18 anos com muitas atividades

O ano de 2019 está sendo marcante para todos os integrantes do coral Grupo Bocalis. Desde o início do ano a equipe está envolvida em muitas atividades locais e também projetos próprios. Todas estas ações marcam os 18 anos do Bocalis.
O Grupo Bocalis foi criado em março de 2001. Desde então busca evolução vocal e cênica, com o intuito de desmistificar o canto coral, transformando suas apresentações em espetáculos dinâmicos. O repertório é apresentado por solistas, duetos, trios, octetos e o grupo todo, acompanhado por teclado, violão, guitarra e, ocasionalmente, quartetos de corda ou orquestras. O grupo é integrado por cantores de Canela e Gramado; está sob regência de Liana Rübenich desde o início. Tem preparação vocal de Pedro Spohr. Conta também com participação do pianista Robson Leonardo Ribeiro e Aline Michel, na guitarra.


É uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela doação de seus integrantes e pela remuneração recebida quando realiza espetáculos; desta forma mantém viva a atividade coral, realizando apresentações para as comunidades da região e visitantes, bem como fora do país. Sem falar que assim reforça a imagem de Gramado.
Todos os cantores se dedicam voluntariamente ao canto coral desde ensaios, apresentações, viagens; muitas vezes deixando atividades familiares em prol da cultura e divulgação da cidade de Gramado como destino turístico e cultural.
O Bocalis tem em seu portfólio turnês pela Europa; CDs Bocalis Canta Natal 1 e 2, e Bocalis Interpreta Cinema; DVD com repertório Natalino pela Angá Produtora, que conta com patrocínio do Sicredi e apoio da Gramadotur e Fante.
O coro Grupo Bocalis atualmente conta com o apoio cultural do Sicredi, Gramadotur e Secretaria Municipal da Cultura.

EM 2019
Em 2019 o coro se apresentou em diversos eventos do município, tendo a oportunidade de participar de Concerto de Páscoa, lançamento do Festival de Cinema e do Natal Luz, no Theatro São Pedro em Porto Alegre; além de uma apresentação natalina no Shopping Praia de Belas.


O grupo também se dedicou ao “Música nos Bairros”, criado em 2018 pela Secretaria da Cultura, cujo objetivo é visitar todos os bairros de Gramado, disseminando música, cultura e história; também formando platéias e despertar nos jovens o interesse pela música.
'O objetivo é suscitar no público lembranças de momentos, através do olhar e da audição, aliada a uma seleção de músicas que marcaram diversas épocas' afirma Ester Hörlle - presidente do Bocalis.

A VIAGEM
De 12 a 27 de setembro 16 integrantes do Grupo Bocalis participaram da terceira turnê do grupo pela Europa.
Naqueles dias houveram várias apresentações, das quais destacamos:
- O concerto na Stephanskirche de Simmern/Alemanha, no qual foi apresentado o show Bocalis Canta Cinema e ao final uma seleção das tradicionais músicas de Natal, fazendo assim a divulgação do 34º Natal Luz de Gramado.



- Paris/França, onde a convite da Associacion Sol do Sul, o Bocalis participou da Cérémonie d’Ouverture du 7e Festival du Rio Grande do Sul de Paris - Présentation du Potentiel Touristique et Economique du Sud du Brésil à l’Hôtel de Ville. Na abertura palestraram o secretário da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, o prefeito de Garibaldi/RS e o embaixador do Brasil na França. Neste evento também apresentaram o repertório de músicas de cinema e depois Natal.



- Londres/Inglaterra, na cidade de Mitcham - que faz aprte da grande Londres. O Bocalis se apresentou na igreja St. Barnabas (foto abaixo), na qual sentiram-se muito bem acolhidos pela comunidade.



Grupo Bocalis se sentiu acolhido em todas as comunidades européias
O grupo também realizou apresentação em Hockenheim/Alemanha.

Em todas as cidades do roteiro o Bocalis foi recebido pela comunidade local.


Segundo Ester Hörlle - presidente do Grupo Bocalis, cada viagem sempre é um crescimento pessoal e grupal; o grupo cresce num todo e amadurece através do conhecimento que se obtém. É uma oportunidade de integração, troca de idéias e de interagir com outras culturas. 'Também é importante porque divulgamos nossa cidade, nossos costumes e a música brasileira', afirma ela.

ILLUMINATION
O Grupo Bocalis também está no espetáculo Illumination - o novo show do Lago Joaquina Rita Bier que tem narrativa com a voz de Cid Moreira, contando desde a criação do Mundo até o Nascimento de Jesus, apresentando o verdadeiro sentido do Natal com efeitos de última geração, com ações de interação com o público, resgatando a beleza das Noites de Natal. Atores representam os Três Reis Magos e a história de José e Maria em um cenário especialmente construído e projetado por André Lopes (que vem da escola de Joãozinho Trinta no Natal Luz de 2011). No palco também há 24 bailarinas e bailarinos, 20 percussionistas, violinistas, fogos, águas dançantes, quatro telas de projeção em água com 200 m² cada uma e um novo chafariz.


Foto: Cleiton Thiele
A Produção Executiva e Direção Artística é de Sérgio Korsakoff, acompanhado de Walther Neto na Direção Musical e André Andrade na Assistência de Direção e Diretor Técnico, a Firework Design é de Marcelo Kokote, e a light designer está com José Luiz “Kabelo” e o roteiro original é da Natalis Empreendimentos Culturais e WN Produções. A Produção Executiva é de Nini Volk e Rafa Reis.

ABERTO AO PÚBLICO

Além disso o fãs do Bocalis podem acompanhar:
- a apresentação dia 12/12 às 19h na Sociedade Recreio Gramadense; o evento marca os 65 anos de Gramado.
 

- Na Rua Coberta, cujos shows integram as atividades do 34º Natal Luz de Gramado: 03/12 à 19h; 05/01 e 11/01 às 19h.
 

- Árvore Cantante: 14/12; 25/12 às 17h30min

#bocalis #grupobocalis #cantocoral #coralcenico #musicadecinema #musicaemgramado #musicaaovivo #musicanosbairros #culturaemgramado #gramado #marianagramado #blogmarianagramado #dicasblogmarianagramado #dicasmarianagramado #dicasdamari #marirecomenda #combinacomosmelhoresmomentos #noticias #novidades #ficadicagramado