quarta-feira, 30 de novembro de 2016

URTIGA

A urtiga é uma forte aliada para sua beleza!
Leia o texto e descubra que esta planta não só arde e queima.

Não é só a poluição e o sol que afetam a saúde da pele. Outros fatores, como a hereditariedade, os níveis de estresse e as flutuações hormonais também têm influencia na beleza e saúde da cútis. Talvez mais do que tudo isso, no entanto, a alimentação pode ser grande aliada – ou vilã – quando o assunto é beleza.
A sabedoria popular diz que “a beleza vem de dentro”. Então, vamos tratar o corpo de dentro para fora! Hoje conto o que descobri sobre a “Urtiga”.
A maioria das pessoas conhece a urtiga como uma planta que encostou, queimou e a parte que passa fica muito irritada e ardida. “A Urtiga queima para se proteger de quem quer destruí-la”, é o que também diz a sabedoria popular.
Procurando saber mais sobre esta planta, descobri que o que queima é um ácido que tem nos pelos das folhas. Descobri também que ela tem propriedades medicinais, sendo assim, ela tem propriedades que são aliadas da beleza.

CURIOSIDADE SOBRE A PLANTA

Porque a urtiga queima a pele?
O nome urtiga vem do latim urere (= arder) e é uma designação genérica de várias plantas que apresentam um mecanismo de ação semelhante. A mais comum delas é a Urtica dioica.
Nessas plantas existem diversas substâncias, principalmente a histamina, acetilcolina e ácido fórmico que, quando entram em contato com a pele, provocam dilatação dos vasos sangüíneos e uma espécie de inflamação.
As substâncias agressivas ficam armazenadas em minúsculos pêlos que se espalham pelo caule e folhas da planta. A parte inferior do pêlo apresenta incrustações de cálcio, o que lhe dá rigidez, mas a ponta é frágil e se rompe ao mais ligeiro toque.
A Urtiga é uma planta comum, que no passado foi utilizada pela indústria têxtil. O seu uso na indústria têxtil foi abandonado no princípio do século XX. Hoje, a Urtiga é utilizada como planta medicinal, alimento e fonte de clorofila.

Parte da planta que pode ser usada:
Toda a planta

Propriedades terapêuticas:
- Hemostática, diurética, depurativa (por isso é utilizada no tratamento da artrite, gota, furunculose, úlceras, sarampo, hemorróidas, asma, diarréias, coqueluche etc..)
- Ela é adstringente, anti-radicais livres, anti-seborréica, anti-séptica, antiescorbútica, antioxidante, bactericida, depurativa, estimulante, hemostática, hipoglicémica, revitalizante, revulsiva, tónica, vasoconstritora, tonificante capilar.

Nas folhas encontra-se uma substância histamínica e ácido fórmico. Contém ainda no resto da panta: taninos, mucilagens, vitamina A, C, B2, B5, sais minerais (S, Si, K, Fe, Ca, Na); clorofila, ácidos graxos, fitosterol (ß-sitosterol), carotenóides, flavonóides (glicosídeos da quercetina) e secretina.(fonte:Usinadeletras.com.br)

Princípios ativos:
Vitaminas, ferro, proteínas, acido salicílico e outros elementos.

Origem: Brasil
Indicações:
Hemorragias, hemorróidas, anemias, ácido úrico, asma, brônquicos, ciática, circulação, depuração do sangue, digestão, cravos, espinhas, feridas, manchas, sardas, tecidos danificados, buço-faríngeas (infecções), diabetes, diarréias, próstata (hiperplasia benigna), úlcera, furúnculos, artrite, reumatismo gotoso, dor reumática, irritações e corrimentos; complemento alimentar como coadjuvante no tratamento de distúrbios urinários; aumenta a produção de leite em mães que estão amamentando; sarampo; auxilia na prevenção resfriados, inflamações da garganta; contribui no funcionamento do fígado, vesícula biliar e intestinos.
Externamente se utiliza nos casos de quedas de cabelo e caspas.
A urtiga maior é indicada em dietas que exigem redução de sal.

Contra-indicações e cuidados no uso:
Gestantes e portadores de edema causado por problemas cardíacos ou renais. Podem ocorrer reações alérgicas. Por isso, sempre consulte um médico antes de usar este ou outro remédio caseiro com plantas medicinais.

Preparo e dosagem indicada:
- Coloque 1 colher de sopa para um litro de água – 50g de folhas e hastes de urtiga-maior

Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e guarde em garrafa.


COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

- Artrite: faz-se a infusão por cinco minutos com 3 colherinhas de folhas secas em uma xícara de água fervente. Filtrar e adoçar com mel, tomar três xícaras por dia.

Mariana Schumann
CONRERP RS/SC 2484
imprensa@displayfashion.com.br