Exposição Retrospectiva RITA GIL 35 ANOS DE ARTE apresenta ao público as obras mais significativas da artista.
Estudou com Vera Wildner, Fernando Baril, Mara Caruso, Patrício Farias, Danúbio Gonçalves, Brito Velho, Astrid Lindenmayer, Mário Palermo, Elton Manganelli e Caé Braga.
Dedica-se a pintura, desenho, escultura, gravura, colagens, arte têxtil e outras várias formas de expressão artística. Rita possui uma trajetória que transcorre 35 anos dedicados à arte, retratando assuntos como: religiosidade, política, moda, mulheres e cultura regional de uma forma inerente, quase como uma assinatura da artista.
“Não é possível pensar no trabalho de Rita Gil sem pensar em planos de cores sólidos que contrastam com imagens pacientemente desenhadas com a técnica de pontilhismo. O seu domínio sobre a técnica é eminente, especialmente nesta retrospectiva, observamos que a virtude da artista é nata, estando evidente desde suas primeiras obras.” Comenda a galerista Marina Dal Ponte.
Desenhou desde os seis anos de idade, inconscientemente, foi inspirada por lições de arte em sua própria casa: com sua mãe, modista, com as avós, que bordavam, com o avô, escultor. Era vizinha de D. Elisabeth Rosenfeldt, a criadora da obra Kikito e ainda criança fazia visitas ao seu atelier.
Com uma carreira consolidada, formada por 25 exposições individuais e inúmeras coletivas nacionais e internacionais, Rita leva Gramado para o mundo. Sua arte já esteve exposta por vários países entre eles Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina, Canadá, Irlanda do Norte, Portugal e França, no Museu do Louvre.
A Mostra
Esta mostra individual de Rita Gil é um marco dos 35 anos de carreira da artista.
A retrospectiva que leva o título de Rita Gil 35 Anos de Arte, apresenta ao público as obras mais significativas que guardou no seu acervo no durante a sua carreira.As várias fases estão divididas em Política, Regional, Sacra e Feminino.
Fase Política: Desenvolveu-se durante anos 80 e 90 onde a política fazia parte do dia a dia do povo Brasileiro.
Fase Regional: Cabeças Cheias de Histórias onde registra de maneira lúdica a história dos Campos onde viveram seus antepassados açorianos.
Fase Sacra: Acompanha Rita durante toda a sua carreira, sempre permeando com outras fases. A artista tem a religiosidade aflorada e mostra isso nos seus santos.
Feminino: Sendo uma mulher de vanguarda, o feminino e a moda tornaram-se uma forma de expressão para a artista, assuntos recorrentes durante toda a sua trajetória.
RITA GIL RETROSPECTIVA 35 ANOS DE ARTE
Visitação de 10 de setembro a 10 de outubro de 2021
De segunda à sábado das 10h às 18h
Galeria Arte12B
Rua Dr. Ricardo Sturmhoffel, 120 Centro de Gramado RS
Fonte:
Aline Viezzer
Relações Públicas, Editora e Cerimonialista
CONRERP 1898 RS/SC
GRAMADO SERRA GAÚCHA BR
Espie o site www.alineviezzer.com.br