quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Dia Nacional do Trânsito: conheça o advogado especialista em Direito de Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito é lembrado sempre em 25 de setembro.
Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, o Brasil promove a Semana Nacional de Trânsito, período em que se intensificam as ações de educação para o trânsito em todo o país
em relação a acidentes, normas de segurança e dirigibilidade pelas ruas do país. No Rio Grande do Sul, apesar da pandemia, não será diferente neste ano, com ações de conscientização que unirão órgãos estaduais, municipais e federais, dentro da ideia de que a mobilização integrada das diferentes esferas é a força capaz de acelerar a mudança de comportamento.


Mas o que afinal de contas é trânsito?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em seu artigo 1º, inciso 1º
“considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.

Dessa forma, toda circulação de pessoas, animais e/ou veículos nas vias públicas e privadas com objetivo de deslocar de um espaço para outro é considerada trânsito. Vale lembrar que as ações de carregamento e descarregamento de algo também fazem parte do trânsito, caso estejam nas vias mencionadas.

Hoje a imprudência associada ao consumo de drogas e/ou bebidas alcoólicas, mais o desrespeito às leis de trânsito tornam o Brasil um dos países com os maiores índices de letalidade no deslocamento nas vias.

Então, nesta semana em que somos lembrados e conscientizados sobre questões de trânsito, vamos conhecer uma profissão que está em plena ascensão: a de advogado especialista em Direito de Trânsito.


Conversei com meu amigo Vicente Vargas, que é da área! Ele tem Pós Graduação Direito do Trânsito. E recentemente concluiu Pós Graduação em Gestão e Direito de Trânsito.

Vicente, não és gramadense. De onde és e porque te estabeleceste em Gramado?
Sou de Porto Alegre. Vim morar em Gramado por força da família, no ano de 2010.

Porque escolheste o direito como área de atuação?
Venho de uma família de advogados; fui criado no meio jurídico.

Como encontraste a alternativa 'Direito de Trânsito'?
Depois de formado acabei deixando o direito em segundo plano e me dedicando a outras atividades profissionais. Retornei quando descobri a área de Direito de Trânsito, a qual dava seus primeiros passos, isso em 2014. Pela área de direito de trânsito foi amor à primeira vista, em especial, pela velocidade com que se atualiza.  

O que Vicente acredita dentro da sua profissão?
Eu acredito que a profissão de advogado oportuniza, como nenhuma outra, combater injustiças de todo o tipo, função essencial, ainda mais num país como o nosso.

O que faz um advogado cuja especialidade é Direito de Trânsito?
Trabalhamos com tudo que envolva veículos, desde regularização e seguro, multas e carteira de motorista até acidentes e crimes de trânsito.

As pessoas sabem que essa especialidade existe?
Poucas, é uma área nova do direito.

Quais são as possibilidades que o Direito de Trânsito oferece ao advogado? Em que repartições ele pode atuar?
O especialista em direito de trânsito atua por diversas áreas jurisdicionais, desde a Fazenda Pública até a esfera Cível e Criminal.

Qual sua opinião sobre as recentes mudanças no limite de pontos, passando de 20 para 40 pontos?
Infelizmente, essa mudança só veio a beneficiar aquela minoria de motoristas que cometem muitas multas, justamente por dirigirem de forma agressiva (aqueles motoristas que não deveriam estar nas estradas pois são uma ameaça para toda a coletividade). Por outro lado, em nada beneficiou a grande totalidade de motoristas que cometem uma ou duas multas ano.

Vicente, como as pessoas te encontram?

Pelo email vmvp777@gmail.com