Nessa época que o clima frio começa a invadir os dias, nada melhor do que transformar nossa casa em um recanto acolhedor, com aquela sensação única de conforto e abrigo.
Sabemos que uma casa é muito mais do que argamassa, janelas e portas - é um local que estabelecemos como refúgio, como provedor de aconchego. É nosso espaço de pausa em meio ao ritmo frenético que a vida moderna nos impõe.
Então, que tal caprichar nos detalhes que fazem toda a diferença para deixar o seu cantinho ainda mais gostoso e aquecido nesse inverno - sem deixar de lado a higiene e ventilação adequadas?
PEQUENOS DETALHES QUE TRANSFORMAM O AMBIENTE
Para te ajudar a compor um ambiente super aconcheganate, com aquele toque especial, listamos algumas sugestões compartilhadas pela arquiteta Luciana Hettwer, da HeArt Arquitetura, de Porto Alegre/RS.
Acompanhe:
- O uso de cortinas complementa a decoração de uma casa e modelos com tramas mais fechados funcionam como uma camada protetora. Mantenha-as abertas durante o dia para a entrada do sol, mas feche assim que começar a escurecer, para o calor permanecer dentro de casa.
- Se estiver entrando frio pelas portas e janelas, coloque borrachas ou escovinhas adesivas nas frestas para impedir a passagem de vento externo.
- A utilização de tapetes faz mais do que evitar que seus pés toquem um chão frio - eles trazem uma sensação de acolhimento e atuam também como isolantes térmicos. Para aumentar o conforto, invista em modelos mais felpudos.
- Mantas nos sofás são sempre bem-vindas - as de tricô estão super na moda como elementos decorativos e ainda servem como cobertor.
- Para os dias mais gelados, é bom ter uma fonte extra de calor, como lareiras e aquecedores. Além de esquentar, ajudam a reduzir a umidade (que dá a sensação térmica de estar mais frio).
- Uma iluminação adequada também faz grande diferença. A utilização de lâmpadas de cor quente traz uma sensação reconfortante ao ambiente.
- O uso de velas aromáticas pela casa aumenta a sensação de acolhimento, ilumina e ainda perfuma o ambiente.
A sensação de acolhimento e conforto de uma casa perpassa o aroma que toma conta do ambiente. A aromaterapeuta Andrea Comin Klin explica que óleos essenciais são moléculas aromáticas de plantas com ativos químicos que proporcionam a sensação de bem-estar. "Na casa, a aromaterapia pode ser aplicada por meio de difusores ou sprays, que permitem a inalação dos óleos essenciais e ainda podem ser incorporados à decoração'.
A prática traz diversos efeitos, como melhorar e equilibrar as energias nos cômodos. para estimular a imunidade e atuar como antivirais, Andrea recomenda os óleos de Eucalipto, Tea Tree (Melaleuca), Limão Siciliano, Louvro, Orégano, Palmarosa, Tomilho, Ravensara, Olíbano e Mirra.
LIMPEZA E VENTILAÇÃO ADEQUADAS NO INVERNO
Os meses de inverno elevam muito o risco de aglomeração de microorganismos como fungos, vírus e bactérias, e exigem uma rotina frequente de limpeza. Uma dica prática é a criação de uma 'área suja', que deve ficar na entrada da casa, separando, de certo modo, o ambiente externo e interno. Nesse cômodo, é possível colocar um móvel parar acomodar os calçados (aqueles usados para sair e os chinelos para dentro de casa), dispenser com álcool gel, ganchos ou cabideiros para casacos, bolsas e máscaras. Quem sasbe até uma bancada para apoiar compras que ainda não passaram pela limpeza necessária.
Para ventilar, aproveite o momento mais quente do dia (entre 10h e 15h) e deixe as portas e janelas abertas, por pelo menos quinze minutos. É possível alternar a ventilação dos cômodos, abrindo a janela e fechando a porta para ventilação local. Repita a ação em outro cômodo, seguindo até que todos tenham sido ventilados.
AMPLIANDO A LIMPEZA DOS AMBIENTES COM OXI-SANITIZAÇÃO
A aplicação de gás ozônio nos ambientes é uma das novidades ecológicas que ajudam a combater vírus, bactérias, mofos, fungos, ácaros e outros micro-organismos presentes nos recintos.
Por ser um gás, o Ozônio se espalha por todo o ambiente onde é aplicado e alcança lugares que uma limpeza convencional não consegue (inclusive dentro de armários), proporcionando assim uma sanitização real do espaço. A técnica também é recomendada para automóveis, meios de hospedagem e ambientes empresariais.
Segundo Caio César Cunha, diretor da J.C. Higienização, a Oxi-Sanitização deve ser feita por agente especializado, peça a peça, sem a presença de humanos ou animais no ambiente. Após a aplicação do ozônio, o ambiente é arejado, e em 20 minutos, retorna a oxigenação natural. O resultado é um ar leve e livre de impurezas.
#aromaterapia #alecrim #saúde #bemestar #artesanal #vemsabermais #blogmarianagramado #dicasdamari #marirecomenda #gramado #combinacomosmelhoresmomentos #novidades #idealistasmovemomundo #bemestar #bemestarhortensias
Fonte:
Débora Chiari - Jornalista e professora
Jornal Nosso Bem Estar
Jornal Nosso Bem Estar Hortênsias - edição junho/2021