quinta-feira, 29 de agosto de 2019

“Música nos Bairros” com Grupo Bocalis

Projeto “Música nos Bairros”: cultura e história pelos bairros de Gramado/RS.

A apresentação acontece no próximo domingo - 1/09, na rua Coberta em Gramado/RS às 15h. Chega na hora senão tu perde! #ficaadica

Disseminar música, cultura e história pelos Bairros de Gramado. Assim é o “Música nos bairros”, criado em 2018 pela Secretaria da Cultura, através de uma parceria com o coral Grupo Bocalis; o projeto já teve apresentações na Várzea Grande, Serra Grande, Linha Nova, Linha Bonita e Dutra.
Agora, com a apresentação “Bocalis Interpreta Cinema”, que reúne músicas baseadas em trilhas sonoras da indústria cinematográfica mundial, o projeto chega ao Bairro Centro, neste domingo - 1º de setembro, às 15h. A apresentação será na rua Coberta (em Gramado).

“Nas primeiras apresentações na Serra Grande e Várzea apresentamos músicas que contavam a história de Gramado, através do espetáculo Raízes no Tempo que contextualiza a história da Região das Hortênsias através do canto e de danças típicas gaúchas, alemãs e italianas”, explicou Ester Hörlle, presidente do Grupo Bocalis.
Ela ressaltou que o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura da região. “A música que apresentamos toca na alma das pessoas. Também temos a intenção de despertar nos jovens o interesse pela música”, disse Ester.
Até o final do ano, o “Música nos Bairros”, fará apresentações em diversos bairros da cidade. O projeto segue para Vila do Sol, Piratini, Avenida Central e Várzea Grande. “Estamos recebendo um apoio muito grande da Prefeitura, através do secretário da Cultura, Allan John Lino e do prefeito Fedoca. Os dois têm nos ajudado a disseminar a cultura pela cidade de Gramado”, concluiu a presidente do Bocalis.

O BOCALIS
O Grupo Bocalis foi criado em março de 2001 - já completou 18 anos!

Em agosto do mesmo ano foi criada a Associação dos Amigos do Bocalis. Desde então o coro busca evolução vocal e cênica, com o intuito de desmistificar o canto coral, transformando suas apresentações em espetáculos dinâmicos ocupando espaços alternativos. O objetivo é suscitar no público lembranças de momentos, através do olhar e da audição, aliada a uma seleção de músicas que marcaram diversas épocas. As músicas são apresentadas por solistas, duetos, trios, octetos e o grupo todo, acompanhado por teclado, violão, guitarra e, ocasionalmente, quartetos de corda ou orquestras.
O grupo é integrado por cantores de Canela e Gramado.
O Bocalis tem em seu portfólio turnês pela Europa; CDs Bocalis Canta Natal 1 e 2, e Bocalis Interpreta Cinema; DVD com repertório Natalino pela Angá Produtora, que conta com patrocínio do Sicredi e apoio da Gramadotur e Fante. Além disso já realizou diversas apresentações em eventos e celebrações na Região das Hortênsias e outros estados brasileiros.
O Grupo Bocalis está sob regência de Liana Rübenich, preparação vocal de Pedro Spohr; participação do pianista Robson Leonardo Ribeiro e Aline Michel na guitarra.
O Grupo Bocalis é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela doação de seus integrantes e pela remuneração recebida quando realiza espetáculos; desta forma mantém viva a atividade coral, realizando apresentações para as comunidades da região e visitantes, bem como fora do país. Reforçando assim a imagem de Gramado.

CURIOSIDADE

Algumas pessoas têm dúvidas sobre o nome do grupo. Alguns acham que é Coral Bocalis, outros Bocallis. Então explico: o nome do coral é Grupo Bocalis!
É Bocalis - simples, sem letra repetida, pois é uma alusão a BOCA feLIS ... fazer feliz quem canta e quem ouve.

#bocalis #grupobocalis #cantocoral #coralcenico #musicadecinema #musicaemgramado #musicaaovivo #musicanosbairros #culturaemgramado #gramado #marianagramado #blogmarianagramado #dicasblogmarianagramado #dicasmarianagramado #dicasdamari #marirecomenda #combinacomosmelhoresmomentos #noticias #novidades #ficadicagramado

Texto: Bruna Campos
Foto: Divulgação

BRUNA CAMPOS
Assessora de Imprensa
bruna.campos@gramado.rs.gov.br (54) 3286 0200
Comunicação
www.gramado.rs.gov.br