Leitores queridos, em feriado de Carnaval cada um faz o que agrada! Então, meu marido e eu fomos visitar uma amiga querida Kirá Luá, em seu Sítio do Solar Azul do Galo Cantante, no interior de Canela/RS.
Papo vai, papo vem ... caminha prá lá, caminha prá cá... chegamos na horta! 'Aqui eu planto alimentos PANC!", afirmou Kira.
Planta o quê??
Plantas Alimentícias Não Convencionais!
(Kirá Luá comercializa produtos na Feira de Orgânicos, em Canela/RS, nos sábados de manhã.)
Então fomos apresentados a uma série de plantas que é possível comer, inclusive a Taióba.
Como a Kira sabe?
Primeiro ela pesquisa. Depois foi-lhe indicado um livro fantástico que apresenta a planta, seus benefícios e curiosidades E dá receitas!
SOBRE A TAIÓBA
Planta comestível que lembra o sabor do espinafre. Hoje se sabe que ela é fonte de amido, que dá energia ao organismo, e fibras, que facilitam o trânsito intestinal e diminuem a sensação de fome. Por isso, é um ótimo alimento para quem está de dieta para perder peso.
Pode-se usar as folhas e a raíz.
Da raíz é extraída a fécula da taioba que possui 85% de amido, sendo uma boa opção de alimento energético.
A taioba é composta por diversos nutrientes. Entre os nutrientes que compõe esta verdura tão nutritiva estão:
- Vitamina A
Responsável pelo controle do ciclo visual no organismo. Sua falta pode causar diversos problemas entre eles: cegueira noturna, dores de cabeça, dores nos olhos entre outros problemas mais;
- Vitamina B
Atua diretamente no sistema neurológico. Sua falta pode causar: cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, depressão, tontura, entre outros sintomas;
- Vitamina C
Ela atua como fator importante para regular a imunidade no organismo e também como combatente ao stress. A carência de vitamina C pode causar: baixa imunidade, hemorragias e dificuldade nos processos de cicatrização;
- Cálcio
Possui importante papel na formação de ossos e dentes. A falta de cálcio no organismo pode causar osteoporose;
- Ferro
É responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo. A falta de ferro no organismo pode causar anemia, podendo chegar até à leucemia;
- Fósforo
De importante papel no organismo, o fósforo auxilia o cálcio na formação de ossos e dentes fortalecendo-os. Além disso, participa ativamente no processo de geração de energia pelas células e pelo corpo, sendo peça vital para o bom funcionamento do organismo.
As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.
Eficaz contra a prisão de ventre – O vegetal é super importante para a boa digestão. Seus nutrientes promovem o transporte regular do alimento por todo o intestino e promove a regularidade na evacuação. Esse benefício é evidente em razão da boa quantidade de fibras da taioba.
Fortalece o sistema imunológico – A taioba concentra boa quantidade de vitamina C e por essa razão o sistema de defesas do corpo é fortalecido. Então, quem consome o alimento estará mais protegido contra diversas doenças.
Bom para a visão – Graças à Vitamina A o consumo da taioba favorece a melhora na visão e na saúde ocular, colaborando com a prevenção de algumas doenças, como a cegueira noturna, catarata e até dores de cabeça que ocorrem por problemas na região ocular.
Combate a anemia – A taioba contém ferro e por essa razão está no grupo de alimentos que combate a anemia com eficácia. Se você sente-se fraco, indisposto e eventualmente tem enjôos e tontura, procure o médico. Se for diagnosticado com anemia, alguns alimentos como feijão e beterraba certamente serão sugeridos pelo profissional, para complementar o cardápio nutritivo, não deixe de incluir um suquinho verde com taioba pela manha e uma sopa com o vegetal no jantar.
Saúde dos ossos – Geralmente os mais idosos sofrem de problemas nos ossos e a osteoporose é um flagrante comum nessa fase. Sendo o cálcio e o fósforo os minerais mais importantes para a manutenção da saúde óssea, a taioba deverá ser consumida por todos, principalmente quem está na terceira idade.
ONDE ENCONTRAR:
Não é nada fácil achar as folhas à venda em feiras e supermercados, tornando seu consumo bastante raro.
Você pode adquirí-la com Kirá Luá na Feira de Produtos Orgânicos em Canela/RS, nos sábados pela manhã.
Contraindicações/cuidados: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Efeitos colaterais: Tóxico se consumido cru, devido a ráfides de oxalato de cálcio contidas em seus órgãos. Pelo mesmo motivo, não é recomendado o consumo pessoas com gota, artrite ou cálculo renal.
Fonte:
http://guiasaudavel.com/taioba/