segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Encontro em Gramado quer promover cidades mais seguras para ciclistas

Mobilizar os gestores municipais para tornar as cidades mais seguras para ciclistas e mais atrativas para a opção pela bicicleta como meio de transporte. Com esse objetivo, o Detran/RS uniu-se ao Projeto Gramado de Bicicleta e à Comissão Ciclovia Intermunicipal de Gramado/Canela da Câmara Municipal de Gramado, para promover o encontro Bicicleta na cidade: uma realidade ao nosso alcance.
O evento, que acontece a partir das 13h30 do dia 10 de novembro, na Câmara de Gramado (Rua São Pedro, 369), vai reunir gestores e lideranças de sete municípios da região das Hortênsias e do Vale do Paranhana para uma série de debates sobre as vantagens de promover o uso da bicicleta na cidade.

Além dos prefeitos e titulares de secretarias de Trânsito, Mobilidade, Obras e outras pastas relacionadas à engenharia viária, serão envolvidos o Legislativo, através da Câmara de Vereadores, e a sociedade civil organizada, formando uma rede de apoio a políticas de valorização da bicicleta como meio de transporte.

Serão discutidos aspectos relacionados a saúde, mobilidade, sustentabilidade e até mesmo desenvolvimento econômico trazido pela bicicleta. Também serão abordados temas como legislação, infraestrutura viária adequada para o modal, plano cicloviário, ciclorrotas e cicloturismo.

Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Taquara, Igrejinha e Três Coroas são os municípios abrangidos nesse evento, que terá a presença do diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, e a participação da Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA).

Interiorização
Devido ao interesse de outros municípios, o Detran/RS desenvolveu um projeto de interiorização. O próximo encontro está programado para Panambi. Municípios interessados devem entrar em contato através do e-mail ept@detran.rs.gov.br.


O projeto Bicicleta na cidade: uma realidade ao nosso alcance foi desenvolvido a partir de uma proposição do Grupo de Trabalho composto por técnicos do Detran/RS e representantes de entidades ligadas à causa da bicicleta (ACPA, Lappus, Mobicidade, Gramado de Bicicleta e Pedalegre), que se reúne mensalmente para pensar políticas de segurança para ciclistas e promoção da bicicleta.

Fonte
Lucinéia Menezes
Assessora de Comunicação
DRT 14248
54-3295-7011