Em Gramado/RS está a Cervejaria Familiar La Belle Bière que produz em pequena escala suas receitas próprias, inspiradas nas técnicas tradicionais Belgas e do norte da França; a Rendez-Vous é uma marca registrada da cervejaria e a La Belle Bière também é marca registrada - o que garante qualidade ao produto.
Os produtores de flores, temperos e suculentas, Engenheiro Agrônomo Cirilo Gruszynski e a Advogada Patrícia Wolf (foto) começaram com aquela cerveja feita no fundo de casa. Aos poucos a capacidade das panelas foi aumentando juntamente com as leituras e pesquisas na busca das melhores técnicas. Associa-se o cultivo de algumas variedades de lúpulo e uma estrutura metálica de estufa que foi adquirida de outro produtor. A estufa de flores remontada virou a La Belle Bière, que fica junto com as lindas flores da La Belle Fleur na Linha 28, no interior de Gramado.
A empresa, em termos de registro, é nova no mercado. Foi constituída em outubro de 2019 e iniciou as vendas em setembro de 2020. Porém, foram muitos anos entre a brassagem no quintal até a formalização do negócio.
A Rendez-Vous é uma marca registrada da Cervejeira La Belle Bière. Significa “encontro”.
A Rendez-Vous é uma marca registrada da Cervejeira La Belle Bière. Significa “encontro”.
A frase que apóia a marca: 'La vie est courte pour être seul', é sinônimo de 'a vida é curta para estar só' ou - 'para ficar sozinho'. Ela quer ser uma expressão, como quem diz: 'Então pega tua Rendez-Vous favorita, chama a galera, parce que la vie est courte pour être seul!'
O nome francês deriva da inspiração na escola cervejeira belga, considerada como a mais criativa do mundo. As cervejas belgas são famosas por serem bem carbonatadas, com espuma abundante e por serem fermentadas com leveduras características, responsáveis por sabores frutados e um final mais seco, deixando as cervejas 'fáceis de beber', mesmo com teores alcoólicos mais elevados.
Os produtores têm idéia de seguir com o método "antigo" de fabricação, Brassée À L'ancienne, sem uma filtragem intensa e sem pasteurização. A formação do gás carbônico é feita na garrafa, como no método “champenoise” dos grandes espumantes. Por ser um processo mais complicado e, acima de tudo, mais lento, não faz parte das técnicas utilizadas pela maioria das cervejarias comerciais brasileiras. Porém, algumas cervejas famosas como a Duvel e as trapistas Belgas ainda permanecem com estas técnicas, mesmo em grande escala.Com a carbonatação feita de maneira natural e a não pasteurização, a levedura consome o oxigênio e os açúcares disponíveis, o que reduz o risco da oxidação. A levedura viva evita também, por competição, a proliferação de eventuais contaminantes e o pH baixo, o álcool e o lúpulo atuam como conservantes da cerveja. Desta forma não há problema de a cerveja ser armazenada fora do gelo, desde que em temperatura amena e longe do sol e luz forte. Há, porém um sabor em evolução, uma maturação como ocorre nos vinhos.
ESTILOS
Atualmente são cinco estilos em produção:
- uma cerveja de trigo, a nossa Biére Blanche;
- a Belge Blonde, uma típica cerveja clara Belga, frutada e Leve;
- a La Belle Rouge, uma Scotisch Ale com maltes defumados e tostados mas leve e refrescante;
- a Golden Tripel, cerveja clara e alcoólica para esquentar no inverno acompanhando pratos como o fundue
- e a Bière Anglaise IPA, maltada e com lúpulos especiais para o equilíbrio de corpo e amargor agradável.
ONDE COMPRAR & SABOREAR?
Nos restaurantes Malbec, Josephina, Catherine, Le Grand Burger, Wood Hotel e na Casa do Colono que fica na Praça das Etnias em Gramado. No Parador do Casa em Cambará do Sul.
Até 14 de maio saboreie a Rendez-Vous na Festa da Colônia, junto a Expogramado; procure no estande da Família Wagner e no Bier da Serra Grande.
A loja virtual está muito bacana!! Tem opção de cartões de crédito e boleto. E sim! tem um descontinho!
Cada cerveja tem sua apresentação com o que é proporcionado ao saborear, ingredientes e outros detalhes.
Ah! tem a caixa Mix de Cervejas!
A caixa vem com 6 unidades de 500ml.
Cada cerveja tem sua apresentação com o que é proporcionado ao saborear, ingredientes e outros detalhes.
Ah! tem a caixa Mix de Cervejas!
A caixa vem com 6 unidades de 500ml.
COMPRE na: www.cerveja-rendez-vous.com.br
Telentrega somente em Gramado!
Outras curiosidades:
Eu conheço o Engenheiro Agrônomo Cirilo Gruszynski há bastante tempo, então lhe perguntei se o sobrenome 'Gruszynski' tem ligação com a história da cervejaria. Ele respondeu: 'Apesar de ter um ramo francês na minha família (Despezel), que vieram da Occitânia, a inspiração no nome foi sobretudo pela criatividade Cervejeira Belga (na Bélgica se fala o francês no sul e o holandês/flamenco no norte).
Por quê um Engenheiro Agrônomo optou por ser cervejeiro? Fazia parte do currículo do Engenheiro Agrônomo na época que cursei a faculdade na UFRGS, dentro da parte de tecnologia de alimentos. Sou o responsável técnico da empresa.
Produzem cerveja sem glúten? Não, temos uma certa resistência visto que é necessário o uso de enzimas industrializadas para quebrar as proteínas de glúten do malte, o que foge da nossa proposta mais tradicional.
No momento da produção, alguma delas precisou mais atenção? Que foi mais difícil 'acertar"? Cada receita vai recebendo ajustes finos à medida que produzimos, sem mudar a proposta original.
Agradeço ao casal Cirilo e Patrícia pela parceria na produção desta matéria e pela oportunidade em divulgar algo tão precioso em nossa querida Gramado.
Agradeço também a Clara Beatriz pelas imagens, e parabéns para a design Valentina Peccin.
Loja virtual: https://www.cerveja-rendez-vous.com.br/
#CervejariaLaBelleBière #CervejaRendezVous #BrasséeàlAncienne
#CervejadeGramado #marianagramado #blogmarianagramado #dicasdamari #marirecomenda #gramado #combinacomosmelhoresmomentos #novidades #idealistasmovemomundo