segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Ratanabá: A Capital do Mundo

O que você acha da Amazônia?
O que você sabe sobre a Amazônia?
Todos sabemos que a região é habitada por dezenas de povos indígenas. Mas a idéia predominante no imaginário das pessoas é a de que eles sempre viveram em perfeita harmonia com o ambiente, interferindo o menos possível na natureza e tirando dela apenas o essencial para sua sobrevivência. Ao que tudo indica, essa visão romântica está completamente errada.
Descobertas arqueológicas feitas nas últimas 3 décadas indicam que, antes de o Brasil ser descoberto, a população nativa da Floresta Amazônica era muito mais numerosa e sofisticada do que se costuma imaginar.

OS MURIL
'O Império central dos Muril ficava na região onde hoje existe a Floresta Amazônica. Esse Império que era o centro de toda a civilização, a capital do mundo, era chamado de Ratanabá', afirma Larissa K, pesquisadora de Dakila Pesquisas.


A civilização dos Muril foi a primeira que chegou na terra há 600 milhões de anos. Os Muril ficaram aqui até um pouco antes da elevação dos Andes, por volta de 450 milhões de anos atrás. Se estabeleceram por um período de 150 milhões de anos mapeando e demarcando o nosso planeta. O objetivo deles não era colonizar, porém trouxeram pessoas para ajudar no seu trabalho.

Após a finalização do trabalho de mapeamento, os Muril foram embora deixando suas construções e tecnologias. Como nosso planeta era muito bonito, muitos dos trabalhadores e descendentes diretos dos Muril escolheram ficar na Terra.

Quando ocorreu a elevação dos Andes devido ao choque de um grande corpo celeste que caiu na Terra, houve a elevação da placa tectônica de todo o continente, o que ocasionou o alagamento da região do Ratanabá, perdendo 30% de sua planicidade. Em função disso todos os rios da região que originalmente iam para o norte mudaram o seu curso para o sul. Após o alagamento e soterramento, a região se tornou uma imensa floresta, a maior do mundo. Poucos dos remanescentes dos Muril e dos seus trabalhadores sobreviveram a essa catástrofe e ficaram ilhados em pequenas tribos.


Impacto de Asteroide elevou os Andes milhões de anos atrás
Ainda hoje é possível encontrar na Amazônia tribos descendentes dos Muril: a tribo dos índios morcegos que são descendentes dos trabalhadores ajudantes dos Muril, e os índios albinos do sul da Amazônia que são descendentes diretos dos Muril com a genética quase intacta. Os índios albinos são uma tribo de índios muito bravos e guerreiros, sua altura varia de dois metros a dois metros e meios; possuem uma grande sabedoria; e um vasto conhecimento sobre as plantas; além disso tem uma expectativa de vida muito maior do que a nossa. Os índios albinos ainda mantém a mesma hierarquia dos Muril, com a sua sociedade dividida em comissões e cada comissão com um senhor, como a comissão da parte econômica, comissão da parte social e assim por diante. Até hoje os índios albinos falam um dialeto herdado dos Muril que é o Irdin.

Como a região virou uma floresta, hoje o Ratanabá e toda a tecnologia, incluindo muitos artefatos da civilização Muril, estão ocultos e soterrados dentro da Floresta Amazônica. Os Muril tinham grande conhecimento e tecnologia em corte e construções em pedras. A maioria das construções em pedras da antiguidade foram feitas pelos Muril mas creditadas a civilizações posteriores. Haviam algumas construções e monumentos gigantescos espalhados pela superfície da terra em todos os continentes que hoje nós conhecemos como fortes. Alguns já foram destruídos e suas fundações serviram para vários propósitos. No Brasil grande parte dessas fundações foram usadas para a construção de igrejas pelos Jesuítas. Outros fortes ainda se mantém intactos ou com pequenas alterações.

Forte Real Príncipe da Beira. Uma construção da civilização Muril que ainda se mantém praticamente intacta.


Os fortes construídos pelos Muril serviam como indicadores para os fortes da mesma comissão. As pontas dos fortes também indicavam a direção das estradas onde deveriam fazer o pouso no Ratanabá, que era um mega aeroporto. Outras construções deixadas pelos Muril foram os Geoglifos que serviam como um sinalizador ou mapa para ser visto de cima. Cada geoglifo também era uma base, na superfície e no subsolo. O Caminho do Peabiru também foi criado pelos Muril para unir os continentes e era para ser visto de cima, mas a principal função era ser usado pelos trabalhadores que se deslocavam a pé.

O Caminho do Peabiru foi construído pela civilização Muril milhões de anos atrás.

Fragmentos da história dos Muril podem ser encontrados nas tabuletas sumérias, em alguns pergaminhos do Mar Morto e no Livro de Enoch. Além disso, a Pedra do Ingá na Paraíba conta parte dessa história, especialmente a que fala sobre a criação do Homem. Em Nova Brasilândia em Rondônia existe uma pedra que também traz o registro de toda a história da humanidade e do mecanismo do universo.

JOGO DE INTERESSES: Floresta Amazônica não queima
O presidente do Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, gravou mensagem em vídeo afirmando que a Amazônia não queima. Por ser muito úmida, diz o pesquisador, o fogo não se prolifera dentro da mata densa, mas somente em locais de desmatamento e margens de rodovias onde a vegetação é rasteira, por já ter sido desmatada anteriormente. Na maioria das vezes, as queimadas ocorrem de forma controlada em épocas de cultivo da terra.
Segundo ele, é uma vergonha a polêmica que estão fazendo sem a menor necessidade só para arranhar a imagem do Brasil e dos brasileiros. “Tudo é um jogo de interesses, são articulações para desestabilizar o nosso país, para criar movimentos falsos e denegrir nossa imagem. Eles (estrangeiros) querem a nossa terra, mas a Amazônia é do Brasil”, ressaltou o pesquisador.


O Dakila Pesquisas possui cinco bases de estudos na região amazônica, sendo quatro no Estado de Rondônia (Porto Velho, Abunã, São Miguel do Guaporé e Costa Marques) e uma no Estado do Amazonas, em Manaus. Além disso, conta com pontos de apoio em Benjamin Constant, Taraquá e São Paulo de Olivença, todos no Amazonas, e outros em Macapá (AP), Alto Alegre (RR) e Rio Branco (AC). “Temos estas bases e pontos de apoio há quase 30 anos e nunca presenciamos um incêndio na mata densa”, esclarece Urandir.
Para ele, os interesses pela Amazônia são diversos, incluindo jazidas de minérios escondidas na mata, biodiversidade, entre outros. Matérias recentes alegam também que a preocupação com as queimadas está sendo usada por líderes estrangeiros como uma ”desculpa” para interferir no acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, prestes a ser assinado após 20 anos de negociações. O acordo contraria interesses do setor de agronegócios de alguns países.
Um dos fatores que tornam a Floresta Amazônica impossível de ser queimada são os rios voadores, que são “cursos de água atmosféricos” formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. De acordo com o portal riosvoadores.com.br, a quantidade de vapor de água liberado pelas árvores da floresta pode ter a mesma ordem de grandeza, ou mais, que a vazão do Rio Amazonas (200.000 m3/s).

Urandir afirma que biólogos, ambientalistas e outros especialistas sabem que a Amazônia não queima e faz um apelo para que divulguem a informação correta.

CONVOCAÇÃO
Neste 7 de setembro, fale comente divulgue Ratanabá! Ela é nossa! Ela é dos brasileiros! E querem tirá-la de nós! Este é o verdadeiro motivo de tantos países estarem de olho na Amazônia! O interesse, mais do que o financeiro, é pelo poder das armas de tecnologias ultra avançadas que estão escondidas lá estão; pois quem as encontrar, dominará o mundo! Nada mais!

Você quer perder este patrimônio?

Ratanabá! Nós sabemos! 

 
 
 

DICA DE LIVRO
Ratanabá é a obra de Izah B. Pavão. É o livro da busca pela primeira Capital do Mundo, situada na Amazônia Brasileira, que apresenta ampla pesquisa histórica e arqueológica, baseada nos mapas da corte portuguesa, desde o tratado de Tordesilhas, passando pelos bastidores que definem o território brasileiro. Conheça o maior plano arquitetônico já realizado mundo, que prova que o Brasil, na verdade, é o berço da civilização, história conhecida somente pelo Reis da Terra.

https://www.amazon.com.br/Ratanab%C3%A1-Legado-dos-Reis-Terra-ebook/dp/B08FFGFKSQ




Fontes:
Leia mais em: https://super.abril.com.br/historia/as-cidades-perdidas-da-amazonia/

https://larissak.com.br/2020/10/18/ratanaba-a-capital-do-mundo/

Site: www.dakila.com.br | E-mail imprensa@dakila.com.br

Lançado em Gramado o Projeto Ametista do Serviço Geológico do Brasil

Projeto Ametista e o potencial econômico para os municípios gaúchos da fronteira com o Uruguai

O Serviço Geológico do Brasil apresentou nesta segunda-feira, dia 30 de agosto, em Gramado, o projeto Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM) - Modelo Prospectivo para Ametista e Ágata na Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul. Recentemente o Serviço Geológico do Brasil, a partir de pesquisa de campo e da aplicação de métodos geofísicos, divulgou pesquisa que sugere que as ametistas dos jazimentos de classe mundial do distrito gemológico Los Catalanes, Uruguai, avançam nas áreas de municípios da fronteira oeste gaúcha.

A pesquisa tem a autoria dos geólogos Magda Bergmann, Paloma Gabriela Rocha, Andrea Sander e Giovani Parisi. O local escolhido para o lançamento foi o GEO Museu de Gramado que possui uma grande exposição de ametistas (inclusive uma peça de sete toneladas), extraídas da região uruguaia estudada.


Os municípios gaúchos da fronteira não exploram o potencial da região para ametistas. Enquanto que, do outro lado da fronteira, os vizinhos uruguaios já exploram as jazidas há mais de 50 anos. Dados apontam a produção de 1.689 toneladas de ametista, ao ano, no lado uruguaio. A extração de ametista acontece em oito municípios do Rio Grande do Sul, mas principalmente em Ametista do Sul. São mais de 200 garimpos na região. O total da produção que é exportada chega a 95%, a maioria para China, Estados Unidos e países da Europa.

O setor movimenta cerca de R$ 500 milhões por ano para a economia gaúcha. No ano passado, houve uma queda de 10%, mas o dólar valorizado ajudou na recuperação. Em Soledade, a indústria representa 50% da economia; o número é ainda maior na cidade de Ametista do Sul, onde o setor corresponde a 70% da atividade econômica.

"São grandes lavas uruguaias produtoras de geodos e de ametistas. O setor de mineração em si movimenta toda uma cadeia de serviços. A perspectiva de beneficiamento local destas gemas teria foco central em Santana do Livramento beneficiando Quaraí e até Alegrete", destaca a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Magda Bergmann.

Segundo a pesquisadora, o mais importante no momento é sensibilizar os empreendedores da região que estão focados na exploração de ágatas. Eles precisam ser incentivados a investir na exploração das jazidas de ametistas que estariam abaixo das jazidas de ágatas nos municípios gaúchos.

"Podemos ter uma exploração a longo prazo como do lado uruguaio, e também a exportação para mercados como o da China, por exemplo", completa Magda.

Participaram do evento em Gramado, que também marcou as comemorações dos 52 anos do Serviço Geológico do Brasil, o diretor-presidente do SGB-CPRM, Dr. Esteves Colnago, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM, Dr. Márcio Remédio e o prefeito de Gramado Nestor Tissot.

Aqui o estudo completo Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM) - Modelo Prospectivo para Ametista e Ágata na Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul: http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/18795

Fotos: Divulgação.
 
Fonte:
Flávio Prestes
Assessor de Imprensa
(54) 981112417

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Perfumum Bue: Aroma & Ambiente

A Perfumum Bue é uma marca argentina que cria fragrâncias de alta qualidade para ambientes e uso pessoal, estabelecida em Gramado/RS há mais de 11 anos.
É especializada em aromatizar, através de conceito criado e desenvolvido por Mart Harff. Para ela aromas transmitem sensações de bem estar; uma experiência física, espiritual, sensorial e emocional, que criam na memória momentos únicos.
Todas as composições são desenvolvidas para atender às expectativas de bem-estar pessoal e criar momentos essenciais.

É através dos aromas, que a marca busca proporcionar memórias marcantes e emanar boas energias. Eles não apenas provocam boas sensações, mas também dizem muito sobre o zelo de quem habita uma casa.
 
A Perfumum Bue possui linha ambiental para seu lar ou espaço empresarial (hotéis também) e pessoal com deo colônia, sabonete, loção hidratante, gel para banho. Também possui spray para tecidos.

A loja PerfumumBue está na Galeria do Serra Azul

AROMA & AMBIENTE

O difusor de ambiente decora qualquer cômodo, desde salas, cozinhas, e até banheiros.

E claro, bem mais importante, além da decoração, a utilização dos aromas certos para cada cômodo da sua casa, além de renovar a energia do ambiente, proporciona também uma melhora na saúde e no bem-estar.

O banheiro ou lavabo, tende a ser mais perfumado que os outros ambientes da sua casa, por isso, apostar em composições aromáticas que dão a sensação de frescor e limpeza para o local é a melhor escolha!

Vale investir em aromatizadores cítricos e de ervas, como alecrim, verbena, eucalipto, bambu e capim-limão.                     

Conheça as opções também nas velas aromáticas veganas.

DEO COLONIAS
Para criar a sintonia perfeita, combinamos ingredientes modernos, atraentes e repletos de personalidade para transmitir o equilíbrio entre admiração e cumplicidade, sem perder o laço entre os aromas, e o resultado é incrível.
Venha conhecer nossas Deo Colonias.

DIFERENCIAIS
Linha Premium Santa Claus
Aroma ambiental enriquecido com notas de Fresia, Orquídea, frutas vermelhas e Madeiras Nobres.
Este aroma transita em todos os ambientes com segurança e classe.
Também disponível na opção das velas aromáticas veganas.

Flor de Tapioca
Difusor natural que leva esse nome por ser produzido a partir de derivados da mandioca. Indicado para pequenos frascos, além de deixar o ambiente perfumado, fica ainda mais lindo e delicado.

A Lamp Bue é projetada para melhorar a qualidade do ar ambiente. Destrói moléculas geradas por odores desagradáveis, e remove cheiro de cigarro, alimento ou animais.

LOJA VIRTUAL
Os consumidores querem ter mais comodidade ao fazer suas compras. Com o tempo cada vez mais escasso para se dirigirem a um centro comercial, incômodos com estacionamento e trânsito, os consumidores brasileiros adotaram a loja virtual como solução para adquirir os mais diversos produtos.
Cada vez mais os consumidores preferem comprar pela internet pela facilidade, praticidade, comodidade e agilidade.
Os clientes acessam o site em qualquer do dia ou da noite, escolhem os artigos para aquisição e recebem estes produtos em casa.

Acesse a loja virtual nos links:
https://www.compregramadoecanela.com.br/marcas/per-fumum-bue

http://www.perfumumbue.com.br/

Siga no:
https://www.facebook.com/perfvmvm.gramado
https://www.instagram.com/perfumumbuegramado

#perfumumbue #aromatizador #martaharff #lojaonline #blogmarianagramado #dicasdamari #marirecomenda #gramado #combinacomosmelhoresmomentos #novidades #idealistasmovemomundo #fragrancias #aromas

ENDEREÇO EM GRAMADO:

Av. das Hortênsias, 1858 - Lojas 09 / 10
Galeria do Serra Azul
Centro
Gramado
Whats 54-9962.11341

terça-feira, 24 de agosto de 2021

13° Festival de Cultura e Gastronomia será de de 2 a 12 de setembro

Com acesso controlado do público e rigorosas medidas sanitárias, evento será realizado na rua Pedro Benetti, de 2 a 12 de setembro de 2021.


Gramado vai servir de modelo para a retomada segura dos roteiros de eventos ligados à boa gastronomia com o 13° Festival de Cultura e Gastronomia. Em formato presencial, o evento vai ocorrer de 2 a 12 de setembro, na rua Pedro Benetti. O acesso do público será gratuito, mas limitado. Rígidas medidas sanitárias serão adotadas pela Gramadotur, autarquia municipal responsável pela organização. Além da estrutura montada no Centro de Gramado, o festival terá diariamente oficinas virtuais de culinária e apresentações musicais itinerantes pela cidade.

Com curadoria de chefs do Senac e UCS, 12 restaurantes locais serão selecionados para participar do festival. “O acesso do público será limitado em 240 lugares. Todos sentados”, afirma Paula Kohl, gestora do festival e assessora de eventos da Gramadotur.

Além do acesso controlado, a estrutura montada na rua Pedro Benetti terá distanciamento entre as mesas, demarcação de distância no solo, totens de álcool em gel, higienização constante de superfícies e cardápios digitais. O uso de máscara é obrigatório para quem não estiver sentado na praça de alimentação. “Estamos tomando todas as medidas necessárias. O público vai estar em total segurança para participar do evento. Teremos músicos fazendo interações pelas ruas e convidando o público para prestigiar o evento. Nosso festival é cultura e vamos valorizar os artistas locais”, destaca Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur.

Entre os restaurantes selecionados, 10 servirão pratos salgados ao custo de R$ 30,00 e dois serão destinados para pratos doces, que custarão R$ 20,00. As oficinas gastronômicas serão transmitidas pelo canal Gramado Eventos TV no Youtube. “O Festival de Gastronomia abre a temporada de eventos presenciais do segundo semestre, mostrando ser possível a retomada segura do turismo em nossa cidade, extremamente importante para nossa economia e geração de empregos”, destaca Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.

O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur e co-realização da Abrasel Hortênsias.
O evento tem patrocínio do Golden Propriedades de Lazer e Oxford/Strauss. Co-patrocínio: Ambev.
Apoio: Sicredi, Azul Viagens, Adylnet, Florestal Caracol, Senac, Sebrae e Stemac Geradores. Companhia aérea oficial: Azul.
Receptivo: Gramado Receptivo. Hospedagem: Laghetto Hoteis.
Colaborador: Cristais de Gramado. Agente Cultural: AM Produções.

Fonte:
Halder Ramos
Jornalista | Assessor de Comunicação
Fone:  (54) 99608.4545

Gramadozoo recebe onça-preta e urubu-rei

O Gramadozoo recebeu na madrugada da terça-feira (17.08) uma onça-preta e um urubu-rei. Os animais vieram do Parque Zoobotânico Vale (PZV), que fica dentro da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará. Numa viagem que começou por volta das 16h de segunda-feira (16), as espécies literalmente cruzaram o céu do Brasil, do Norte ao Sul. O voo da Gol que trouxe os animais chegou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 23h45.

OS ANIMAIS
No Gramadozoo, os animais estão em espaços climatizados. Enquanto o urubu permanece na área de quarentena, a onça-preta está em recinto adequado para a espécie.

O nome da onça que veio para o Gramadozoo é Leila. Ela nasceu no Zoo Vale em 10 de março de 2016. É um animal adulto.

O urubu-rei também nasceu no zoo de Carajás. É um jovem de dois anos. Além de espaços que propiciam conforto térmico, os animais contam com dieta apropriada e atividades de enriquecimento ambiental para garantir a adaptação e o bem-estar.


PROGRAMA
Conforme a bióloga Tatiane Nunes, responsável técnica do Gramadozoo, a transferência da onça faz parte do programa de manejo ex situ de espécies ameaçadas da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). “O Gramadozoo assinou o termo de compromisso para participar do programa em 2021. O objetivo dos grupos de trabalho formados por diversos zoos, órgãos e instituições ambientais é criar diretrizes para a conservação e zelar pelo bem-estar das espécies ameaçadas. São diversos profissionais e instituições mobilizados para a conservação da onça-pintada, o maior felino das Américas”, diz Tatiane.

ONDE FICA
O Gramadozoo fica a apenas 5km do centro da cidade de Gramado/RS.
RS-115, distante 700m do pórtico de entrada de Gramado.
RS-115 p/ Taquara, km 35 (distrito de Várzea Grande)
 
Horário: de quarta a domingo , das 10h às 16h.

Mais informações
Wats: 54 99154-8861

http://www.gramadozoo.com.br/

Fonte & Fotos:
Halder Ramos
Jornalista | Assessor de Comunicação
Fone:  (54) 99608.4545

Exposição inédita sobre a Antártica: em Gramado

Gramado recebe exposição inédita sobre a Antártica com fósseis de mais de 50 milhões de anos

Estudar a Antártica, do ponto de vista de mudanças climáticas, é um dos objetivos das pesquisas atuais sobre o clima pela importância do continente no cenário mundial, e pela busca de conhecimento já que a “descoberta” da Antártica completou apenas 200 anos em 2020.

E, Gramado, através de uma iniciativa do GEO MUSEU em parceria com a Unisinos, entra na rota destas discussões atuais ao receber a inédita exposição Da Floresta ao Deserto de Gelo - Pesquisas Geológicas na Antártica. O estado do Rio Grande do Sul recebe a exposição em uma verdadeira “viagem ao passado”.

Desde que a estação brasileira na Antártica teve um incêndio em 2012, o Brasil conta com uma cooperação muito grande na reconstrução do local e suas pesquisas. Em janeiro de 2020, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) foi inaugurada para substituir a antiga destruída pelo fogo.

Durante seis meses a exposição ficará no tradicional museu gramadense, um dos maiores do país com uma área de cerca de três mil metros quadrados e que tem exposição permanente de pedras preciosas raras.

Foto: Edson Vandeira

Foto: Edson Vandeira
 
A exposição vai oferecer experiências reais e vivências com momentos marcantes como:
- A montagem de um acampamento real com itens utilizados em expedições do Programa Antártico Brasileiro como barracas, bandeiras do Brasil desgastadas pelo clima da Antártica, e equipamentos utilizados pelos pesquisadores;

- Exposição de materiais fósseis de animais e plantas e de rochas descobertos no Continente Antártico. Serão mais de 50 amostras históricas (algumas amostras com mais de 50 milhões de anos);

- Exposição fotográfica do renomado fotógrafo paulista Edson Vandeira, especializado em aventura, cultura e ciência. Com fotos incríveis do continente gelado, Edson tem seu trabalho representado inclusive pela National Geographic Image Collection (EUA), e há 7 anos apoia o Programa Antártico Brasileiro, como um dos alpinistas responsáveis pela segurança dos cientistas durante a permanência e nos deslocamentos na Antártica;

- Documentos e equipamentos históricos como mapas antigos e equipamentos dos profissionais de Geologia da Unisinos.

Toda a exposição será acompanhada de banners com conteúdos informativos técnico-científicos sobre a Geologia geral da Antártica. Também fazem parte do cenário da exposição, vídeos com imagens captadas por drone e helicóptero. A exposição receberá ainda capacitações com alunos e professores ao longo dos seis meses.

A exposição em Gramado tem a curadoria do cientista, paleontólogo e professor da Geologia Unisinos, Rodrigo Horodyski.

“A Exposição "Da Floresta ao Deserto de Gelo: Pesquisas Geológicas na Antártica", realizada pela Geologia da Unisinos e o GEO MUSEU, oportunizará aos visitantes uma viagem a um dos locais mais isolados do mundo: a Antártica, mas uma Antártica antiga, quente e cheia de florestas, bem diferente dos dias de hoje. Os visitantes conhecerão os fósseis de plantas e animais marinhos e terrestres descobertos durante 60 dias de expedição no continente gelado e o dia-a-dia desafiador dos pesquisadores que trabalharam nestas escavações”, explica o curador.

A exposição na Serra Gaúcha é uma iniciativa do GEO MUSEU com realização e curadoria da Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, através dos cursos de Bacharelado em Geologia (graduação) e Pós-Graduação em Geologia, Instituto Tecnológico FOSSIL - Itt FOSSIL, Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul (MHGEO), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CNPQ e CAPES) e PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro).

Foto: Felipe Valduga

SERVIÇO:
Exposição Da Floresta ao Deserto de Gelo - Pesquisas Geológicas na Antártica
Onde: GEO MUSEU
Gramado-RS
Quando: De 30 de julho de 2021 a 30 de janeiro de 2022
Horários:
Segundas, terças, quintas, sextas, sábados e domingos das 8h30min às 17h
Quartas-feiras: fechado
Ingressos: Valores e compras online: https://ingresso.geomuseu.com.br/

ENDEREÇO:

Av. das Hortênsias, 5905 – Bairro Carniel – Gramado/RS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segundas, terças, quintas, sextas, sábados e domingos das 8h30min às 17h. Quartas-feiras: fechado
https://ingresso.geomuseu.com.br/

Para mais informações:

https://www.geomuseu.com.br/

Fonte:
Flávio Prestes
Assessor de Imprensa
(54) 9 81112417

Golden Gramado Resort Laghetto

Com 35 mil m² e R$ 400 milhões em investimentos, Golden Gramado Resort Laghetto inicia operações na Serra Gaúcha

Foto: Grupo Gonden/ Divulgação

O Grupo Golden Propriedades (WAM, Laghetto Hotéis, ABL Prime, WERT Estada & Co, Construtora PRG e Athivabrasil) inaugurou na quinta-feira, dia 5 de agosto, um dos seus maiores empreendimentos: o Golden Gramado Resort Laghetto.


Considerada uma das maiores obras dos últimos anos em Gramado, o Golden Gramado Resort Laghetto tem números impressionantes que impactam positivamente a economia de Gramado, e da região.

No formato de multipropriedade, 40% dos compradores dos apartamentos são gaúchos e 60% são de pessoas de fora do Rio Grande do Sul.

Ao todo, foram cerca de R$ 400 milhões de reais em investimentos na obra que iniciou há quatro anos. O resort está localizado na entrada de Gramado, na RS 235, km 31, ao lado do Condomínio Aspen.

Além do montante investido nas obras, o local ainda teve investimentos no entorno com R$ 3,5 milhões aplicados em melhorias na estrada e nos acessos, e mais R$ 1,5 milhões de investimentos em obras de saneamento básico.

INAUGURAÇÃO – Em cerimônia para convidados na noite desta quinta-feira, ocorreu a inauguração do resort e de uma placa comemorativa ao início das operações. Diretores das empresas investidoras destacaram a importância do empreendimento para Gramado, para a região e o impacto no Turismo.

“O nosso foco com este empreendimento é fomentar o turismo em Gramado e na região e ajudar a diminuir cada vez mais a sazonalidade. Todos os dias do ano, o Golden Resort estará com os 345 apartamentos ocupados”, o empresário Giovani Ghisleni, diretor de WERT Estada & CO e do Grupo Golden.

“Compartilhar é dividir e multiplicar ao mesmo tempo, prometemos nos esforçar para que cada momento aqui seja eterno e inesquecível”, disse Plínio Ghisleni, diretor da rede Laghetto de Hotéis, Construtora PRG e do Grupo Golden.

“Temos certeza que Gramado será um dos maiores pontos do mundo na multipropriedade, este segmento que cresce muito em todo o país e no exterior” disse Waldo Palmerston Xavier, diretor WAM Group e do Grupo Golden.

“É motivo de orgulho para nós estar aqui entregando este empreendimento. Agradecemos aos sócios por terem confiado o desenvolvimento técnico para a ABL”, disse Fernando Fonseca, diretor ABL Prime e Grupo Golden.

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, em sua fala, destacou a coragem dos empreendedores ao trazer o resort para Gramado. “Com certeza os visitantes que chegarem aqui encontrarão um empreendimento de altíssima qualidade que só tem a agregar à já qualificada rede hoteleira gramadense”, disse.

ESTRUTURA QUE IMPRESSIONA
Ao todo, o resort ocupa 35 mil metros quadrados e uma estrutura única na região com: três restaurantes, quatro piscinas - sendo duas abertas e duas cobertas-, quatro salas de jogos e quatro espaços kids, quadra esportiva de futebol e basquete, academia, estacionamento e 345 apartamentos quádruplos sendo 12 com sacada.


O empreendimento já está com todas as unidades comercializadas.

IMPACTO NA ECONOMIA E NO TURISMO
Mesmo antes da inauguração a economia de Gramado e da região já teve impacto com cerca mil empregos diretos nos quatro anos. A partir de agora, serão cerca de 300 colaboradores contratados, trabalhando no resort. Já no turismo a meta é receber centenas de visitantes, todos os dias, inclusive nos meses considerados de baixa temporada.

GRUPO GOLDEN TEM NOVOS EMPREENDIMENTOS
O Grupo Golden já prepara outras duas novidades para Gramado e Canela. Em Gramado, o Château du Golden terá 56 apartamentos de alto luxo e previsão de entrega para Páscoa de 2022.

Em Canela, o Golden Villagio Laghetto terá 275 apartamentos e inicia as obras em outubro deste ano com previsão da entrega para 2026.

SERVIÇO
Golden Gramado Resort Laghetto.
Inauguração: 05 de agosto
RS 235, km 31, Carazal
Mais informações: https://site.laghettohoteis.com.br/hotel/golden/

Fonte:
Jornalista Flávio Prestes
Assessor de Imprensa
(54) 9 81112417

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Natura + Amor - loja oficial, completa um ano em Gramado

A cidade de Gramado há um ano recebeu um empreendimento imbuído de muito amor, que busca proporcionar bem-estar através de seus produtos que são reconhecidos pela qualidade, e pelo seu atendimento personalizado.
Está em Gramado a Natura +Amor - loja oficial Natura!

Lá você tem a possibilidade de conhecer grande parte do portfólio da Natura, com todo o cuidado que o momento exige.

O estabelecimento está recheado de lançamentos e promoções especiais em todas as linhas.

Sempre lembrando que o destaque da marca é a perfumaria. Toda produzida pela Casa de Perfumaria do Brasil e criada por uma perfumista exclusiva. Sem falar que os óleos essenciais são da biodiversidade brasileira, pensados para atender os mais diferentes perfis e ocasiões de uso. 

Rua Senador Salgado Filho, 285 - esquina Borges
(em frente a loja Jorge Bischoff)

A FRANQUIA
A Franquia Natura começou ainda em 2017 através do plano Aqui tem Natura, que atende os empreendedores interessados em iniciar com a proposta de lojas físicas, iniciando assim um novo processo de desenvolvimento da marca. Já possui mais de 400 franquia abertas no Brasil e em 2019 abriu 12 novas lojas no RS. A Natura, presta apoio para desenvolvimento, gestão do negócio, materiais de comunicação e ambientação da loja, bem como marketing e mídia.
O desafio foi lançado e aceito por uma família muito amorosa que escolheu Gramado para ser seu lar.

Edmundo, Consultor de Imagem, com expertise em gestão de pessoas e vendas. Atuou como gestor da Associação Comercial de Veranópolis, Representante comercial e consultor da marca Spirito Santo e Líder de Negócios Natura por 11 anos.

Carina, Arquiteta com especialização em gestão de pessoas e coaching. Atuou como Gerente de Relacionamento Natura por 15 anos, sendo reconhecida como destaque regional e conquistando diversos marcos de carreira e premiações por desempenho.

'Nosso amor pela cidade de Gramado e a vontade de estar mais perto da família nos despertou a vontade de empreender. Nada mais natural do que optar por uma marca que conhecemos e admiramos', afirma Carina Freitas.
'Nosso desejo é prestar um atendimento personalizado, onde cada pessoa importa. Seja para consumo pessoal ou para presentear. Estamos a disposição para auxiliar o cliente com todo cuidado e amor para que ele encontre as melhores opções', completa ela.

AÇÕES
Em 2020 a loja esteve integrada a Black Friday Natura, na qual a cada pedido realizado no site ou lojas, R$ 1,00* foi revertido para projetos sociais de consultoras e consultores.

Carina e Edmundo também criaram o Banco de Amor. 'Cada cliente recebe um coração, onde registra quem ama e porquê, e amarra no banco em frente a loja', explica Edmundo. 'Queremos concentrar essa energia de amor para contagiar a todos', destaca.


"Nosso propósito é espalhar amor nesta região tão inspiradora", afirma Carina Freitas, proprietária da loja. 'Nossos produtos despertam o amor próprio, levam amor através dos presentes e ainda reforçam nosso amor pelo planeta', completa.

'Vem espalhar amor com a gente! Venha nos conhecer!'

A NATURA
Em 2020, a Natura & Co tornou-se a 4 maior empresa de cosméticos no mundo, incorporando as marcas Aesop, The Body Shop e Avon. Abrindo suas ações para Bolsa de Valores de Nova York.Seu grande crescimento atrai muitos empreendedores há décadas no Brasil, e sua proposta é conquistar ainda mais espaço, saindo do ambiente nacional.
Ademais das qualidades de seus produtos, a Natura é reconhecida nacional e internacionalmente por suas considerações quanto ao impacto ambiental tanto na produção e venda quanto no descarte de seus produtos.Sempre baseada nos pilares de prosperidade, sustentabilidade e relevância social, a empresa conseguiu conquistar um grande aporte de estabelecimentos através das franquias. A ideia é que as lojas atraiam novos consumidores e incentivem a experimentação dos produtos. As consultoras Natura da região também poderão aproveitar a loja para conhecer os produtos e em breve poderão comprar produtos que precisem com urgência e não tenham em seu estoque.

ENDEREÇO
Rua Senador Salgado Filho, 285 - esquina Borges
(em frente a loja Jorge Bischoff)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Das 13h às 19h

Aguarde mais novidades neste blog!!

Siga:
https://www.instagram.com/aquitemnaturamaisamor/
https://www.facebook.com/naturamaisamorgramado

#natura #naturaemgramado #aquitemnaturamaisamorgramado #bemestar #blogmarianagramado #dicasdamari #marirecomenda #gramado #combinacomosmelhoresmomentos #noticias #sonhogrande

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

49º Festival de Cinema de Gramado

Evento ocorre entre os dias 13 e 21 de agosto, com programação na televisão e na internet.


Ao se observar as últimas edições do Festival de Cinema de Gramado, é possível perceber o espaço conquistado pelos realizadores gaúchos. Desde 2019, a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos se tornou competitiva, concedendo um Kikito ao Melhor Filme. Agora, em sua 49ª edição, o evento se prepara para dar mais um passo na história do cinema feito no estado: o Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos.

O prêmio é uma parceria da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Busca-se destacar a importância das produções gaúchas e o papel histórico do Festival de Cinema de Gramado como importante janela de exibição.

"O Festival de Gramado é patrimônio da população gaúcha. Sua existência precisa ser celebrada e fortalecida. Ao apoiarmos o festival, reconhecido nacionalmente, estamos exaltando o valor de profissionais do cinema que têm em Gramado sua principal janela de trabalho e circulação de suas obras", destaca a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Ao todo, serão dez novos Kikitos, divididos nas seguintes categorias técnicas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.

Além das categorias técnicas, o prêmio também será concedido a artistas e realizadores pelo mérito de suas trajetórias no audiovisual do Rio Grande do Sul: trata-se do Prêmio Leonardo Machado, uma homenagem ao saudoso ator e apresentador do Festival de Cinema de Gramado, que faleceu em 2018.

Outra distinção a ser apontada é o Prêmio Novas Façanhas, que contemplará três realizadores, técnicos ou coletivos por sua contribuição à inovação e ao desenvolvimento técnico e de linguagem do audiovisual no estado.

Trabalho de base: Educavídeo e a nova safra de realizadores
Como já é tradição, a noite que antecede a abertura do Festival de Cinema de Gramado é dedicada aos trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema, o Educavídeo. A iniciativa, que está em seu 11º ano, estimula a realização audiovisual aos alunos da rede municipal. Mesmo com a pandemia, os alunos se reinventaram e seguiram produzindo. Desta forma, parte do material que será exibido neste ano tem temáticas que retratam o momento sob o olhar dos jovens, que adaptaram as condições de produção para os meios digitais.

“O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 49ª edição como uma marca de resistência cultural em meio a uma das mais graves crises sanitárias já vistas. E parte desta resistência vem da produção audiovisual realizada pelos nossos alunos”, afirma Ivanilda Rosa, coordenadora do projeto. E nesse contexto pandêmico, o Educavídeo bate a marca de 100 produções realizadas ao longo de 11 anos de projeto.

Nesta edição, serão exibidas produções que retratam um mundo pré-pandemia e outro afetado pela doença viral. Os curtas-metragens Frágil, Mãe é tudo igual e Batendo a meta foram finalizados no segundo semestre de 2019 e refletem os problemas, as dificuldades e o bom-humor no qual situações do dia a dia são vistos pelos jovens produtores. Já os curtas Entre vidraças e Player, produzidos no primeiro semestre de 2021, trazem o contexto de uma vida de isolamento social e do uso do mundo virtual como mediação para as situações cotidianas.  

A sessão do Educavídeo, que integra a programação do 49º Festival de Cinema de Gramado, aconteceu na noite do dia 12 de agosto, quinta-feira, no site do evento e também no canal do YouTube do projeto.
A aluna Bianca Fioreze será a apresentadora do programa que contará com a participação do vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, da secretária de educação, Simone Tomazelli Andreis, e da professora do projeto Thayse Martins. Cada um dos realizadores dos filmes também participa do programa explicando sua produção.

Das salas de aula de Gramado para a televisão
Primeiro eles conquistaram o Palácio dos Festivais, depois a internet e, agora, a televisão! Este ano, a TVE-RS irá transmitir uma sessão especial com o curta-metragem Entre Vidraças, desenvolvido pelo projeto. Após, os realizadores serão convidados para um debate, que também será televisionado.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, essa é uma conquista de toda a comunidade gramadense: “Nós sabemos do potencial desses jovens e temos muito orgulho. São alunos da rede municipal de ensino que fazem cinema como gente grande. E poder ver suas produções veiculadas na televisão para todo o estado é uma conquista. Demonstra a qualidade das produções desenvolvidas dentro do Educavídeo”.

A sessão especial do Educavídeo na TVE-RS será no dia 16 de agosto
,  segunda, a partir das 17h, pela televisão e também pelo site da emissora.

Conexões Gramado Film Market chega à quinta edição
Espaço dedicado ao mercado do audiovisual dentro do Festival de Cinema de Gramado, o Conexões Gramado Film Market chega a sua 5ª edição em 2021. Este ano, a programação conta com debates e palestras trazendo as tendências do mercado.

Ainda na programação do CGFM, nos dias 14 e 15 de agosto acontece a IV Mostra de Filmes Universitários, que este ano irá receber premiação através de votação interativa para o melhor filme e prêmio TECNA em serviços. A curadoria da mostra é do Coletivo de Cinema Sigma com apoio do Forcine. A exibição poderá ser acompanhada pela TVE-RS e pelo site do Festival.

Mostra competitiva inicia dia 13/08 (sexta-feira) no Canal Brasil
A mostra competitiva de filmes do 49º Festival de Cinema de Gramado inicia amanhã (13) no Canal Brasil. A partir das 21h30, os curtas “Quanto pesa”, de Breno Nina, e “O que há em ti”, de Carlos Adriano, abrem a programação entre os curtas-metragens brasileiros na corrida pelo Kikito. Dando sequência na programação, o drama de ficção “A suspeita”, de Pedro Peregrino, é o primeiro filme de longa-metragem brasileiro a ser exibido. E, encerrando a primeira noite, “Cavalo de Santo”, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez, abre a mostra de longas-metragens gaúchos a brigarem pelos prêmios desta edição.

Os filmes são exibidos respectivamente nesta ordem a partir das 21h30 pela televisão no Canal Brasil. Após a exibição, os curtas e o longa gaúcho ficam disponíveis até 21 de agosto nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Cerimônia de abertura será às 11h, com transmissão ao vivo de Gramado pela internet
A programação do 49º Festival de Cinema de Gramado inicia oficialmente às 11h desta sexta-feira, 13, com a cerimônia de abertura ao vivo direto do Museu do Festival. O evento será transmitido pelo site, Facebook e YouTube oficiais do evento e terá a presença da presidente da Gramadotur e secretária de turismo, Rosa Helena Volk, do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e do curador do evento, Marcos Santuario.

Com apresentação do jornalista e apresentador do evento Roger Lerina, a cerimônia também marca o início da programação diária a partir das 11h, quando acontecerão os programas ao vivo também pelo site, Facebook e YouTube do evento. A partir desta sexta-feira até a próxima, 20 de agosto, o Festival de Cinema de Gramado realiza diariamente, neste horário e canais, os debates com os realizadores dos filmes em competição das categorias de longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos e curtas-metragens brasileiros.

TV Assembleia RS transmite noite de premiação dos Curtas Gaúchos
Parceira do Festival de Cinema de Gramado há 18 anos, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul é promotora da mostra de Curtas-Metragens Gaúchos em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, firmada por meio de Termo de Acordo de Mútua Colaboração, com a interveniência da Gramadotur.

Além de distribuir R$ 48 mil em prêmios, em 11 categorias, a casa também dá espaço para o audiovisual com a transmissão da solenidade de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas que será dia 21 de agosto, às 16h, direto de Gramado. A transmissão ao vivo acontece em cadeia com a TVE-RS pelo canal aberto 11.2 no Rio Grande do Sul, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e ainda pelo Facebook e YouTube da Assembleia.

A Comissão Organizadora do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas é integrada por representantes do Parlamento gaúcho,  Gramadotur/Prefeitura Municipal de Gramado, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), Fundação Cinema RS (FUNDACINE), Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (SIAV-RS), Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e Instituto Estadual de Cinema (IECINE).

PROGRAMAÇÃO 12 DE AGOSTO
19h - MOSTRA EDUCAVÍDEO
Transmitida pelo site do Festival de Cinema de Gramado e pelo YouTube do Educavídeo.

Ministério do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Apoio: Da Magrinha, O2 Pós, Azul Viagens,  Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie, IECINE. Cia Aérea Oficial:  Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado.  Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

IMAGENS PARA A IMPRENSA (fotos, vídeos e trailers)
As fotos e os trailers dos filmes estão disponíveis para uso da imprensa em https://www.pressphoto.com.br/49-festival-de-cinema-gramado-2021/Palacio-dos-Festivais/

Acompanhe o Festival de Cinema de Gramado

Twitter - @cinemadegramado

Instagram - @festivaldecinemadegramado/

Site: www.festivaldegramado.net

Facebook - /festivaldecinemadegramado/

Youtube: www.youtube.com/user/festivaldegramado

Assessoria de imprensa:
Pauta – Conexão e Conteúdo | (51) 9.9992.7654 | www.pautaassessoria.com.br
Coordenação - Vera Carneiro (vera@pautaassessoria.com.br)
Atendimento - Bianca Carneiro (bianca@pautaassessoria.com.br)
Atendimento - Melissa Hugentobler (melissa@pautaassessoria.com.br)
Atendimento e social media - Luis Henrique Cunha (luis@pautaassessoria.com.br)
Estagiária - Clara Leidens Castelli (clara@pautaassessoria.com.br)

Foto oficial:
Pressphoto - https://www.pressphoto.com.br/
Agência Pressphoto | (51) 9.9982.0707
Edison Vara
Cleiton Thiele
Flávio Moreira

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Connection Experience acontecerá em setembro, em Canela

 

Evento de experiências conectará palestrantes internacionais com cases brasileiros; tendências de turismo na Itália, Costa Rica e Chile serão alguns dos diferenciais do Connection Experience, em Canela

Dois dias intensos com muito conteúdo, networking e jornada de experiências. Conexões com palestrantes internacionais e cases brasileiros estarão no palco central do Connection Experience, em Canela (RS). O evento acontece de forma híbrida de 9 a 10 de setembro, exclusivo para 250 pessoas de forma presencial, em que será oportunizado visitas técnicas em pontos turísticos da cidade. Há a possibilidade do participante adquirir acesso on-line apenas para as palestras.

No eixo Natureza, Diversidade e Turismo a palestrante será Ana Báez, da Costa Rica. Ela é presidente e consultora sênior da Turismo & Conservación Consultores S.A e apontará o potencial turístico do país. A Costa Rica tem mais de 100 áreas de preservação ambiental, 35 parques nacionais e oito reservas biológicas. E ainda, os 112 vulcões do país destacam-se como alguns dos principais atrativos turísticos da região. Por conta desses fatores, a Costa Rica é considerada um dos melhores destinos para quem procura contato com a natureza.

Para fazer uma conexão com o Brasil, Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, apresentará a atuação fortíssima do grupo no setor de negócios turísticos em Unidades de Conservação, e que atuam em diferentes e importantes parques nacionais brasileiros. Os atrativos que o grupo administra são Cataratas do Iguaçu, Paineiras do Corcovado, AquaRio, BioParque do Rio, Marco das Três Fronteiras, EcoNoronha e AquaFoz. Dentre os assuntos, a visão do mercado, da operação, da experiência e do alinhamento com critérios de sustentabilidade serão apresentados aos participantes.

No eixo Turismo Gastronômico: Originalidade e Premiunização, a palestrante será da Itália, Maria Elena Rossi, que atua na Divisão de Promoção de Marketing e Gestão da Agência Nacional de Turismo. A conexão será feita com o chef Daniel Paiva, graduado em Gastronomia com formação em Portugal e Itália, além de atuar em consultorias e na docência. Nos últimos anos, a gastronomia tem aderido a um movimento que ganha força em diferentes contextos: as experiências. Mais do que apenas servir comida, hoje, trabalhar com gastronomia é pensar em formas de impactar positivamente o cliente, levando em conta sentidos diferentes.

A Itália é referência mundial em gastronomia, tem bases fortes na identidade cultural e territorial, sendo berço de movimentos importantes e grandiosos globalmente, como o Slow Food (comida lenta para experienciar). O país detém inúmeras e diversificadas indicações geográficas e denominações de origem controladas.  Suas fortes ligações com o Brasil, pela história da imigração, formam vínculos com o país, o que torna sempre oportuno o intercâmbio, em especial na Serra Gaúcha, cuja cultura alimentar expressa a força das origens de seus imigrantes.

No painel Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0, o gaúcho Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e proprietário da primeira Pousada Olival na Rota das Oliveiras no Rio Grande do Sul, vai explanar exemplos que se consolidam como referência no assunto. A Vila do Segredo nasceu com o intuito de deixar um legado para as gerações futuras, e veio ao encontro da nova fronteira agrícola, a Olivicultura.

Para debater sobre o Turismo do Vinho e a Experiência Enogastronômica, a palestrante será Dalma Diaz, cofundadora da Gastronomy Patagônia, do Chile. O país é um destino que se destaca pela diversidade de seu território que faz ser uma importante referência na produção vitivinícola no mundo. Os férteis vales situados entre a cordilheira e o mar no Chile são cenários ideais para o cultivo de uvas que dão vida a alguns dos melhores vinhos do mundo.

A conexão com o Brasil será com o palestrante Eduardo Bassetti, proprietário da Vinícola Villaggio Bassetti, em São Joaquim, Santa Catarina. O Estado conquistou um espaço merecido na produção de vinhos finos de qualidade tendo a recente Indicação Geográfica dos Vinhos de Altitude junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Esse potencial surgiu a partir de uvas selecionadas e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, que garantem um alto padrão de produção. No Connection Experience você vai conhecer a Rota dos Vinhos de Altitude, que reúne belas paisagens catarinenses e uma produção rica e variada.

Jornada de experiências
O participante que adquirir o pacote presencial por apenas R$499,99, terá acesso a todas as palestras, networking de qualidade garantido e jornada de experiências, simplesmente, pelos melhores pontos turísticos de Canela que envolvem Natureza, Gastronomia e Turismo Rural.
 
• Garfo e Bombacha (palestras)
• Pé na Cascata Explorer
• Vitivinícola Jolimont
• Parque Terra Mágica Florybal
• Alpen Park
• Skyglass
 
Sobre o Connection
O Connection Experience acontece de 9 a 10 de setembro - no mês em que se comemora a Revolução Farroupilha para os gaúchos. Essa será mais uma experiência vivida, já que as palestras ocorrerão no Garfo e Bombacha - espaço temático referência na gastronomia cultural e possui um acervo que conta parte da história do povo gaúcho. O evento é apresentado pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, conta com o patrocínio de Sicredi e Garfo e Bombacha, a transportadora terrestre oficial é a Brocker Turismo e apoio da Vitivinícola Jolimont. Mais informações e toda a programação do Connection Experience você encontra no site www.festurisgramado.com/connection.

Fonte:
Laura Gallas
Assessora de Imprensa | Comunicação
(54) 3286-3313 | (54) 999473317
laura@festurisgramado.com.br
www.festurisgramado.com
Rua Garibaldi, 308 - Sl. 201 - Gramado/RS