sexta-feira, 8 de julho de 2016

Parque Gaúcho recria acampamento típico no revezamento em Gramado

Em parceria com a Prefeitura de Gramado/RS, o Parque Gaúcho promoveu uma ação cultural inédita no Revezamento da Tocha Olímpica nesta sexta-feira, 8. No local do encerramento do evento na cidade, a rua Coberta, o parque recriou um acampamento típico do século XVIII. Um gaúcho com as vestes originárias do homem primitivo dos pampas apresentou ao público uma vela feita com traqueia de boi e sebo. O utensílio foi bastante utilizado pelos habitantes do pampa no período de formação do gaúcho. O símbolo olímpico esteve lado a lado com a vela primitiva durante a festa do revezamento.
No acampamento típico recriado na rua Coberta, estão carretão de boi, bancos de ossos, panela e tolderia de couro. No espaço, os instrutores do parque ministram oficinas sobre o mate gaúcho até domingo, 12, às 11h30 e às 15h30.

SAIBA MAIS
O Parque Gaúcho foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como o principal empreendimento da cultura gaúcha do Conesul. O atrativo turístico cultural, que possui 120 mil m², resgata a história do gaúcho originário, seus usos e costumes. O parque fica no Km 35 da ERS-115, na mesma entrada do Gramadozoo, e funciona diariamente das 10h às 18h.

www.parquegaucho.com.br

Fonte:
Halder Ramos – Assessoria de Imprensa
Jornalista DRT/RS: 13.679
54.9621.7500