sexta-feira, 12 de maio de 2017

Inteligência territorial para o desenvolvimento agropecuário sustentável é tema de mais um evento

O II Seminário sobre inteligência territorial para o desenvolvimento agropecuário sustentável das regiões dos campos de cima da serra, hortênsias e serra, ocorreu na UCS campus Canela, no último dia 8/05.
Representantes de prefeituras, entidades, profissionais e técnicos participaram do evento, somando mais de 90 participantes.

Pela manhã foi apresentada a evolução do Projeto, enquadrado como Especial Prioritário pela EMBRAPA Nacional e em fase de avaliação, resultado dos encaminhamentos da primeira edição do Seminário, ocorrido em 29 de novembro passado.

Wellington Barros, advogado especialista, conhecedor da realidade da região, já que atua em favor da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER), apresentou a legislação ambiental aplicável à conversão do campo nativo, destacando as suas imperfeições e pontos a serem aperfeiçoados para a busca do desenvolvimento sustentável.  O deputado federal Luiz Carlos Heinze, técnico agrícola, engenheiro agrônomo e produtor rural, com mais de 40 anos de lavoura, complementou a explanação de Barros e sugeriu a criação de um grupo de trabalho, coordenado pelo CREA e EMBRAPA, com representantes das prefeituras municipais, entidades e interessados, para analisar e propor as alterações que se fizerem necessárias, no âmbitos das legislações estadual e federal, a serem encaminhadas ao deputado estadual João Fischer, presente ao evento e à ele mesmo, respectivamente.

O Engenheiro Agrônomo Alessandro Regino, que é Inspetor Chefe do CREA/Viçosa MG, presidente do Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável e professor titular do curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa, MG,, explanou a respeito de ordenamento territorial e a sua importância para gestão de inteligência territorial. Regino ainda apresentou cases de projetos já desenvolvidos para uso da ocupação do solo voltados para a área rural. Ele afirma que “ a condição primeira para trabalhar inteligência territorial é ter informação de qualidade e confiável.”

Para o encerramento do II Seminário, reuniram-se AMSERRA, AMUCSER, EMBRAPA e CREA, destacando e reiterando a importância da presença de todos – entidades e sociedade – participando ativamente, com ideias e sugestões, dessa discussão para que possa traduzir a média do pensamento sobre o desenvolvimento regional sustentável.

Foi ainda formado um grupo executivo, composto por representantes da Amserra, Amucser, Embrapa, Crea-RS , UCS, Emater, Codeter, ICMBio, Sargs, dentre outros, com reuniões periódicas para planejar as próximas ações.

O Seminário sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Agropecuário Sustentável evento é realizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra, CREA-RS e Embrapa, com o apoio da SICREDI, CREACred, Cooperativa Piá e SENAR-RS.
 

Fonte:
Lu Zanatta
Atendimento / Relacionamento com a imprensa
Fones:54.3282.9793 ou 9 9978.5810
luzanatta@estrategiacom.com.br