segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Novos Moradores no Gramadozoo

Mão-pelada é o novo morador do Gramadozoo

 
O Gramadozoo recebeu um mão-pelada (Procyon cancrivorus). Órfão, o animal foi resgatado e cuidado pela equipe do Centro de Triagem do Ibama, em Porto Alegre/RS. Após passar por um período de adaptação na área de quarentena do Gramadozoo, o mão-pelada, que também é chamado de guaxinim, ganhou um recinto especial que simula o seu ambiente natural. Com amplas dimensões, o recinto conta com área aberta com vegetação e um abrigo coberto.

O veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, observa que o animal é um macho adulto e que, em breve, deve receber a companhia de uma fêmea que também foi resgatada. Stadler acredita que a mãe do mão-pelada recebido pelo zoo tenha sido vítima de caça. "Ele foi criado desde pequeno pela equipe do Ibama. Chega em ótimas condições de saúde e viverá em excelente situação no Gramadozoo", frisa.

Stadler explica que o mão-pelada é um mamífero carnívoro da família dos procionídeos. "Ele utiliza bastante as mãos para se alimentar. Os pelos são mais curtos na região das patas. É um animal que sofre preconceito por comer galinhas, mas é importante destacar que quem invade o habitat da espécie somos nós, os humanos", diz.


Ave-Símbolo de Gramado: Papagaio-Charão


Os técnicos do Gramadozoo estão animados com o nascimento e crescimento saudável de um de papagaio-charão – a ave símbolo de Gramado.
O filhote já tem mais de 45 dias de vida.
Os veterinários estão monitorando a pequena ave, que recebeu a primeira dose de vermífugo.

O papagaio-charão, que é conhecido como papagaio-gaúcho por ocorrer somente na região sul do Brasil e ter as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, foi declarado pela Câmara Municipal de Vereadores como a ave símbolo de Gramado em 2009.

Além do pequeno charão, o zoo de Gramado registrou no final do último ano o nascimento de cardeais-amarelo e guarás-rubra.

SOBRE A ESPÉCIE
O papagaio-charão é endêmico do Rio Grande do Sul, ou seja, só ocorre aqui, e sua plumagem apresenta as cores da nossa bandeira: verde, vermelha e amarela. O dimorfismo sexual fica evidente pelo fato do macho apresentar maior extensão da coloração vermelha, tanto na cabeça quanto nas asas, além do porte ligeiramente mais avantajado, quando comparados com as fêmeas.

O animal apresenta íntima relação com o pinheiro brasileiro para onde voa em grupos em busca de alimento ou local seguro para pernoitar em dormitórios coletivos. Em função do tráfico de animais e da destruição das matas de araucária, o animal está ameaçado de extinção. Atualmente, resta apenas 1% das florestas de araucária. O principal fator de risco, no entanto, é a captura de filhotes nos ninhos para serem mantidos em cativeiro como animais domésticos.
 

ONDE FICA O GRAMADOZOO?
O Gramadozoo fica a apenas 5km do centro da cidade.
RS-115, distante 700m do pórtico de entrada de Gramado.
RS-115 p/ Taquara, km 35 (distrito de Várzea Grande), 6 km, - Gramado - RS

Horário: Todos os dias, das 9h às 17h.

Telefone: 54 3421 0800

e-mail:
marketing@gramadozoo.com.br
secretaria@gramadozoo.com.br

Mais informações: www.gramadozoo.com.br 


Fonte:
Halder Ramos – Assessoria de Imprensa
Jornalista DRT/RS: 13.679
54.99608.4545