terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Seres Imaginários, de Kira Luá

Sinto-me um Octopus! Meu Ser tem oito braços que se expandem em diversos horizontes. Às vezes, me sinto perdida no meu universo expandido, mas na verdade, a cada encolhimento ou inspiração, trago para dentro de mim um pouco de cada experiência que me constrói”. (Kira Luá)


A exposição Seres Imaginários - de Kira Luá, paulista, mas gaúcha de coração, residente em Canela, é uma comemoração dos seus 30 anos de arte, na qual ela faz uma declaração de amor à liberdade de criar e se expressar com humor e fantasia.
Artista multimídia trabalha vários territórios artísticos que vão além da escultura, vídeo, fotografia, performance, teatro, literatura e pintura. Nesta exposição ela mostrará seu universo criativo em todas estas linguagens.



Os Seres Imaginários surgiram de esculturas que tem as marcas de seus dedos e de suas mãos, e de pregos tortos e coloridos.
O prego é o objeto poético de expressão pessoal, dentro da sua linguagem estética. As marcas deixadas na massa de papel machê, resina ou argila ou alumínio, são formas orgânicas que remetem a animais surreais com os quais ela convida o espectador a entrar em mundos fantásticos – fora de nossos sistemas planetários ou das profundezas deste.



Formas orgânicas são fincadas, encravadas pelos pregos, trazendo a sensação de penetração, violência e opressão, mas antagonicamente se transformam com humor e alegria, como uma forma de resiliência a vida, como as marcas das mãos demonstram a força de resistência. “O prego finca a matéria, mas é com ele que busco minha construção, hilariamente…”, comenta Kira.


A artista percorre universos macros e micros, trabalha com diversos materiais e técnicas, contempla a diversidade, não tem barreiras e fronteiras, entra em territórios diversos sem preconceitos - desafiando e criando uma estética colorida e orgânica que vem contra correntes preestabelecidas, fixas e padronizadas. A liberdade de expressar é, para Kira Luá, um posicionamento político de Ser e Viver criando seu universo particular. "O resultado são formas malucas que não seguem parâmetros da realidade ou de uma arte acadêmica e muito menos conceitual, mas é formalista; são extremamente coloridos de humor exagerado e intrigantes, onde a beleza é fora dos padrões. Fazem questionamentos sobre o que são num mundo que tudo é de fácil aceitação, eles acabam levando o espectador a criar estórias, usar a imaginação e vivenciar a criatividade. É um ato audacioso, pois propõem um outro olhar, inovador, a resposta para a pergunta inicial, é “E porque não!!”, afirma Kirá Luá.

“Sinto-me um Octopus, meu Ser tem oito braços que se expandem em diversos horizontes. Às vezes, me sinto perdida no meu universo expandido, mas na verdade, a cada encolhimento ou inspiração, trago para dentro de mim um pouco de cada experiência que me constrói”, continua ela.

Exposição de arte
SERES IMAGINÁRIOS

Artista visual Kira Luá
Local Espaço 273
Endereço:  Rua Tenente Manoel Corrêa, 273.
Visitação de 7 de dezembro ate 15 de janeiro, das 11h30minh às 22h
Entrada gratuita
Peças á venda

Para saber mais sobre Kira Luá
http://kiralua.blogspot.com.br/2016/09/desde-pequenina-eu-pintava-as-paredes.html